Experiente e conhecedor dos gargalos da segurança pública no município, o tenente coronel Miranda assume o comando do 19ºBPM no lugar do tenente coronel Valério.
TEÓFILO OTONI – O 19º Batalhão de Polícia Militar de Teófilo Otoni terá um novo comandante, no entanto, um ‘velho conhecido’ da comunidade e da força de segurança na região. O tenente coronel Luiz Carlos Miranda foi nomeado na última semana para esta função. Como então comandante da 15ª Cia. Ambiental e Trânsito Rodoviário, ele foi recentemente promovido de major ao posto de tenente coronel, facilitando sua volta ao comando do 19° Batalhão, uma vez que há cerca de três anos Miranda foi subcomandante da unidade enquanto major.
Nascido em Governador Valadares, o tenente coronel Miranda ingressou na Polícia Militar em 1989. Formou-se aspirante em 1993, tendo trabalhado em Belo Horizonte, Ipatinga e Governador Valadares, e por fim, Teófilo Otoni. Em seu currículo o militar exerceu também a atividade de subcomandante na 1ªCia de Polícia Florestal, subcomandante da 5ª Cia. Mesp, subcomandante do 19º BPM e comandante da 15ªCia. De Meio Ambiente e Trânsito.
O atual comandante do 19°BPM, tenente coronel Valério deve passar o comando em solenidade dentro de poucos dias. Não foi informado se o tenente coronel passará para a reserva ou será transferido para outra unidade. Certo é que o tenente coronel Miranda assumirá o posto, para dar continuidade ao trabalho profícuo que vem desempenhando na comunidade.
Como o senhor avalia esse novo desafio em sua carreira?
Tenente coronel Miranda – Acredito que seja a recompensa de um longo trabalho que vai completar 27 anos de PM dedicado a comunidade, aos trabalhos comunitários e a qualidade de vida. Acredito que com dedicação, amor a sua atividade será reconhecida. E se um dia não for, ela vai ser reconhecida por Deus. O objetivo é fazer as coisas com amor, que seremos recompensados.
Quando será a posse oficial como novo comandante do 19º Batalhão?
Vamos aguardar o retorno do coronel Pinheiro, comandante da 15ªRPM que está em viagem, uma decisão dele junto com o comandante geral. Acredito que no final de janeiro, início de fevereiro aconteça a passagem de comando.
Até a passagem de comando o senhor permanece na 15ªCia. Meio Ambiente e Trânsito?
Temporariamente o tenente coronel Valério permanece no comando do 19º Batalhão, e eu permaneço na CIA.MAT, até resolver o processo de passagem de comando.
Quais os planos do senhor logo após assumir efetivamente o comando do 19ºBPM?
O primeiro foco é diagnosticar o problema, bases desses crimes para depois verificar qual a melhor atuação. Existe um projeto de valorização. Não adianta ter somente quantidade de policiais, precisamos ter o policial motivado.
A princípio haverá mudanças internas?
Preciso conhecer de forma profunda o que tem sido feito. O que vem dando certo vamos manter e o que tiver que mudar, iremos mudar, sempre focado na comunidade, no cidadão.