Teófilo Otoni, que já chegou a registrar 4 óbitos diários por 3 dias consecutivos e mais de 1,5 mil casos ativos, vê números da pandemia se aproximarem do zero e chances da vida normal voltar a aparecer no horizonte
TEÓFILO OTONI – Novo boletim epidemiológico aponta que o município tem 64 casos ativos e queda nas ocupações dos leitos hospitalares para COVID-19 pelo SUS. Vagas de UTI tem ocupação de 40% e leitos de enfermaria 7% de ocupação.
Alguns hospitais já estão desmontando suas alas de enfermaria destinadas à COVID-19, como o Santa Rosália, devido o longo tempo sem ocupação acima dos 50% e a tendência de queda nos números da pandemia.
Tempos nefastos esvaindo-se
Teófilo Otoni viveu entre o fim e o início do primeiro e do segundo quadrimestre deste ano um forte surto do vírus, com variantes circulando no território regional, falta de leitos, isolamento cada vez menor (em cerca de um ano de pandemia), e baixa vacinação.
Especialistas em saúde e combate ao novo coronavírus apontam que a vacinação em massa é a principal causadora da queda da infestação do vírus.
Atualmente Teófilo Otoni tem 78.663 pessoas vacinadas com a primeira dose, 31.524 com as duas doses, além de 3.479 de dose única, num total de mais de 103 mil doses aplicadas no município.
As autoridades em saúde reforçam a necessidade de manter as medidas profiláticas (máscara, álcool em gel, higiene) para que esta realidade que se prenuncia se torne uma realidade em breve.
A cidade pode entrar, segundo fontes da Saúde municipal, ainda neste mês na Onda Verde do Programa Minas Consciente de controle da COVID-19.
#covidemqueda #prevençãocontinua #teofilootoni #vacina #virus #pandemia #jornaldiarioteo