PROFISSIONALISMO NOS VALES, MARCA NOSSA
O interior aos poucos vai se acostumando ao chamado hard news, nos bancos de Jornalismo das faculdades é a chamada notícia rápida, aquela para dar a informação primeiro, e aprofunda-la no decorrer da apuração, bem ao estilo das capitais, onde muito coisa acontece ao mesmo tempo. Os telespectadores acostumados a assistir canais como Globo News, Record News, Jovem Pan TV, CNN News veem um emaranhado de notícias ao qual o apresentador fala, enquanto várias outras passam escritas no rodapé sobre acontecimentos do Oiapoque ao Chuí, sintetizados em manchetes rápidas, que pegam o “grosso da coisa”.
Não à toa o Diário cresce alto nas redes sociais, nos acessos no site, na internet; Como fonte de pauta e informações para TVs e jornais locais (e de Valadares, Ipatinga a Caratinga, e mesmo Belo Horizonte a outros estados).
Estes veículos de comunicação já trabalham com as chamadas hard news – no qual muitos moradores interioranos afastados dos grandes centros (alerta de leitura psicossociológica) ainda relutam com estas formas rápidas como inconcebíveis, ou as tratam como se fossem para ganhar likes (na época do imprenso diziam que era para vendermos jornais na bancas), e não como uma forma de Jornalismo rápido e dinâmico, afinal o trunfo de um jornalista é o furo de reportagem – desde que não produza fake news.
Utilizando fontes diretas dos envolvidos nos fatos, apurando com os atores envolvidos, indo longe na busca das informações, vamos abraçando cada vez mais de perto os fatos que marcam os Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Na edição desta quarta-feira (23), emplacamos duas notícias no Brasil Urgente da Band Minas, com todos os louvores de um dos mais experimentamos e rodados jornalistas das redações dos grandes jornais de Minas, o apresentador @marcosmaracana .
E aproveitamos para destacar que é tão bom contar com o apoio dos jornalistas locais, de nossa cidade e região, crescendo juntos com eles, sem vaidades, pois como os internautas bem veem, há espaço para todos.
E no ritmo do crescimento, destacamos sempre, o Diário é um jornal indomável, a serviço único e exclusivamente da população, e não de assessorias.
Vídeo 👇🏽