TEÓFILO OTONI – Será inaugurado, no dia 13 de dezembro, a partir das 9h na rua Francisco Lopes Moreira, 30, bairro Bela Vista, o Lar Sol Nascente. A instituição visa acolher, na modalidade casa-lar, até 06 meninos com idades entre 06 a 14 anos de idade sob medida protetiva de abrigo, ou seja, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, conforme artigo 101 do ECA (Lei 8069), em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio familiar de origem, ou, na sua impossibilidade, a uma família substituta.
O Lar Sol Nascente é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada em 20 de dezembro de 2015, dentro dos parâmetros da tipificação nacional de serviços socioassistenciais.
Segundo o presidente da entidade, Jonnathan Vieira Pereira, os pré-adolescentes deverão ser encaminhados para o lar pelo Conselho Tutelar. “No lar eles terão auxílio de profissionais como assistente social, psicólogo, dentre outros. Muitos destes trabalham em regime de voluntariado, enquanto há outros funcionários contratados. Vivemos de doações e a ajuda do próximo. Nosso modelo de trabalho segue o da Casa dos Meninos, de Governador Valadares, ou da Casa das Meninas de Teófilo Otoni. Um projeto pioneiro, que veio para fazer a diferença e criar oportunidades para estas crianças em situação de abandono da cidade”, finalizou.