campanha
Restaurante Irmã Zoé

Academia de Letras comemora centenário da escritora Isaura Caminhas Fasciani

homenagem01TEÓFILO OTONI – A Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), realizou no último sábado (3), no Plenário da Câmara Municipal, a 19ª Noite do Café com Letras e comemoração do Centenário de Nascimento da educadora e escritora Isaura Caminhas Fasciani (1916-2016). Durante a solenidade houve a outorga da Medalha Comemorativa a diversas personalidades, bem como, leitura de textos da obra: ‘A Felicidade está Dentro de Nós!’. O evento promovido pela ALTO ainda contou com o Prêmio Academia de Letras: Troféu Isaura Caminhas Fasciani, onde foram homenageadas as instituições: Grupo Folclórico Pastorinhas da Paz, Associação Cultural dos Descendentes Alemães, Legião dos Vaqueiros (Nanuque), Livraria Papo Café, Credivale, campus Mucuri da UFVJM: 10 anos de funcionamento e Escola Árvore das Letras (Padre Paraíso).

homenagem02Ao final da entrega dos títulos, espaço para o lançamentos literários: Revista Literária Café com Letras/2016 e Revista Jararaca Alegre/2016. A presidente da Academia de Letras, Elisa Augusta de Andrade Farina, ainda conduziu o Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho, outorga de premiação aos acadêmicos correspondentes classificados (poesia e crônica), Jubileu de Ouro do Brasão Municipal ao jornalista Humberto Luiz Salustiano Costa, distribuição de cestas literárias, onde foram agraciadas a Fazenda da Esperança, Escola Estadual Tristão da Cunha, Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Escola Ramiro Lopes e Escola Municipal Teodolindo Pereira. Por fim, houve a posse do membro correspondente Walber Gonçalves de Souza (Caratinga).

 

homenagem03Homenagem

O prefeito em exercício Dr. Ilter Volmer (PSDB) destacou a importância do evento, e a memória da professora e escritora Isaura Caminhas Fasciani.

“Cumprimentamos toda a comunidade teófilo-otonense e familiares da   educadora e  escritora Isaura Caminhas Fasciani, pela passagem do seu centenário de nascimento. Destacamos ainda a importância da autora na criação da Academia de Letras de Teófilo Otoni – ALTO, onde foi membro fundadora e hoje ocupa a galeria de convidados de honra. Registramos com muito orgulho a passagem de tão importante efeméride lítero-cultural para a cidade de Teófilo Otoni e região”, afirmou.

 

homenagem04Centenário Isaura Caminhas Fasciani

Natural de Caraí, Vale do Jequitinhonha, onde nasceu a 30 de novembro de 1916, transferindo-se para a cidade de Teófilo Otoni ainda bem jovem, Isaura Caminhas Fasciani cursou o primeiro ciclo de estudos (curso de adaptação) no Colégio Normal São Francisco. Nesse mesmo educandário fez o curso Normal (magistério) no período de 1934 a 1936.  Licencia-se em 1974, em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro.

homenagem05No magistério, iniciou sua carreira em 1947, como professora Regente de Classe, numa  Escola Primária, anexa  à União Operária Beneficente. Em 1948 foi nomeada, em caráter efetivo pelo Estado para o cargo de professora, tendo trabalhado no Grupo Escolar Teófilo Otoni (hoje Escola Estadual Clotide Onofri de Campos). Em 1960 é nomeada para a função efetiva de Diretora da Escola Estadual Deputado Geraldo Landi após prestar concurso público, promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, aposentando-se em 1987, após 28 anos no cargo de diretora dessa unidade de ensino.

homenagem07Membro fundadora em 2002, da Academia de Letras de Teófilo Otoni, sendo a titular da cadeira 9, integrando, também, o quadro de Convidadas de Honra. Homenageada, em Belo Horizonte, no Palácio dos Despachos com a Medalha de Personalidade Cultural, é cidadã honorária de Teófilo Otoni, conforme Lei 2.580, de 27 de agosto de 1985. Grande defensora da Paz participou da Campanha Conquiste a Paz promovida pelo Jornal Estado de Minas, como o trabalho Paz, um Sonho?

Vencedora de dois concursos de literatura infanto-juvenil promovidos  pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais; dois dos seus livros foram premiados,em 1966 e 1974, respectivamente Memórias de um Espantalho e a  Montanha Encantada.  Faleceu em 27 de novembro de 2008. É nome do edifício sede da Casa de Cultura de Teófilo Otoni, conforme Lei 6.684, de 12 de dezembro de 2013.

 

homenagem08Obras publicadas

Mensagens para um viver melhor, em parceira com Leia Jesus Santos; A Montanha Encantada; Doce Infância; História de um Casarão contada por ele mesmo; João Grandão, O Poderoso; Meu Saci; A Saudação da Aurora: Coletânea de Mensagens; Memórias de um Espantalho; A Saga de Dona Ciça: A Preguiça; A Felicidade Está Dentro de Nós: Poemas e Brindando à Vida: Poemas.

 

 

homenagem09 homenagem10 homenagem11

(Fotos crédito: Paraíba)

 

Compartilhe :