campanha
Restaurante Irmã Zoé

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

(Profissão que faz a diferença entre viver e morrer no Brasil)

 

Os agentes de saúde e endemias são profissionais  da saúde no Brasil que  não nasceram do dia pra noite, e muito menos irá acabar por causa da má vontade da maioria dos políticos que não reconhecem à altura da importância de cada agente em serviço.A eficiência é tamanha, que a importância de investir na Atenção Básica vem sendo despertada em função dos resultados obtidos pelo trabalho do ACS. A própria Organização Mundial de Saúde reconhece o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Brasil, como um modelo para o Mundo.

Apesar de a profissão ter tido um forte crescimento na ultima década, os incentivos, no entanto, não cresceram na mesma proporção. É negado sistematicamente aos ACS seus direitos, ainda que alguns, a conta gota tenham sido oferecidos.

É necessário capacitação e ferramentas para os ACS  e claro, também melhorias nas remunerações, bem como, gerar condições de trabalho que suavize as dificuldades enfrentadas no dia a dia em serviço. Hoje os ACS praticamente pagam para trabalhar. O custo diário para apresentarem-se nas casas de sua responsabilidade é altíssimo, precisando que os governantes revejam e gerem benefícios à altura da importância da profissão.

Os gestores não percebem a importância dos ACS, não tem informações corretas de controle, ou são covardes e cegos. Os ACS têm uma gama de informações em suas mãos que levantam políticos e derrubam políticos na mesma proporção. Alguns políticos talvez por esse poder de informação que os ACS têm,preferem minimizar a importância dos ACS e relegar a segundo plano, com medo do crescimento individual e coletivo dos resultados.

Mas a população em sua maioria absoluta, reconhece o trabalho dos ACS e não vive mais sem esse trabalho. O ACS é o elo mais importante entre os governos e a população, é a linha de frente e a porta de entrada da saúde. Somente alguns políticos burros ainda não conseguem enxergar que a função dos ACS faz a diferença entre vida e morte todos os dias nas casas das pessoas. A prevenção e o contato direto com o cidadão faz a diferença entre viver e morrer com dignidade.

Parabéns agentes comunitários de saúde de endemias. Vocês fazem a diferença!

 

Dr. João Domingos é advogado pós-graduado em Direito Ambiental, Direito Administrativo, Docência do Ensino Superior, escritor, vereador no 3º mandato em Ladainha e diretor executivo de futebol do Santo Antônio de T. Otoni

Compartilhe :