campanha
Restaurante Irmã Zoé

Agentes de Saúde protestam contra portarias da União que extinguem a profissão

Protesto01TEÓFILO OTONI – Agentes comunitários de Saúde realizaram nesta quarta-feira (18) uma manifestação na Praça Tiradentes, Centro, em protesto contra as portarias nº 958 e 959/2016 do Ministério da Saúde que prevêem a substituição desses profissionais por técnicos de enfermagem. Ainda segundo os manifestantes, a categoria protesta pela ausência de reajuste salarial, e a data de 18 de maio foi considerada o dia D de Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde.

O ato contra a imposição do Governo Federal promovido em Teófilo Otoni contou com a presença de vários profissionais de saúde. De acordo com uma das representantes do movimento, Monica Dias, a possível extinção do cargo por causa das portarias, levará os profissionais a protestar contra a medida, caso for preciso os trabalhadores farão suas reivindicações até Brasília para combater a decisão do Governo Federal.

“O trabalho do agente comunitário de Saúde é essencial para o povo, porque somos nós que fazemos a saúde preventiva das pessoas, justamente para que elas não fiquem doentes. Toda essa situação e imposição do Governo Federal, ainda no governo Dilma é lamentável”, afirmou.

Ainda segundo Monica, temporariamente as portarias não atingem os agentes de saúde que já estão trabalhando, mas sim, aqueles que vierem a ser contratados, o que de acordo com a profissional vai enfraquecer a classe, e poderá causar a extinção do agente de saúde.

“Toda a categoria de agente comunitário de Saúde está fazendo uma grande paralisação em todo o país contra a Portaria 958/959 criada pelo ministro da Saúde do governo Dilma. Em Teófilo Otoni fizemos uma pequena mobilização com a presença dos agentes de Saúde, que vieram com roupas pretas, para demonstrar a nossa tristeza com essa Portaria que quer a extinção dos agentes comunitários. Ou seja, a partir da Portaria, todos os agentes de Saúde que forem contratados, o gestor municipal poderá optar por agente de saúde ou então técnico em enfermagem, o que iria abalar e extinguir nossa categoria”, finalizou.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias