campanha
Restaurante Irmã Zoé

Agricultores mineiros atingidos pela seca já podem renegociar suas dívidas

De acordo com o deputado Fábio Ramalho (PMDB), o governo entendeu a situação e estendeu aos produtores do semiárido de Minas os mesmos benefícios de prorrogação e renegociação das dívidas rurais já concedidos aos estados do Nordeste, que também fazem parte da área da Sudene,como o Vale do Jequitinhonha e do Mucuri

TEÓFILO OTONI – Desde a última terça-feira, os agricultores dos municípios mineiros dentro da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) poderão renegociar suas dívidas rurais contratadas de 2012 a 2016 nas resoluções do Conselho Monetário Nacional, independentemente da fonte de financiamento de crédito rural. Os produtores terão até o dia 30 de setembro deste ano para formalizar e regularizar seus débitos junto às instituições financeiras.

A medida beneficia cerca de 120 mil pessoas (27 mil famílias) que tiveram suas lavouras destruídas. Essa conquista é fruto de intensa negociação do deputado Fábio Ramalho (PMDB/MG), vice-presidente da Câmara e coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, junto ao governo federal.

A publicação foi outorgada a partir da resolução 4565/17 do Banco Central publicada esta semana, e que permitirá aos produtores rurais dos municípios, que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública em decorrência das severas secas, a renegociação de seus débitos junto às instituições financeiras.

“O Governo entendeu a nossa situação e estendeu aos produtores do semiárido de Minas Gerais os mesmos benefícios de prorrogação e renegociação das dívidas rurais já concedidos aos estados do Nordeste brasileiro, que também fazem parte da área da Sudene,como o Vale do Jequitinhonha e do Mucuri”, comemorou o parlamentar.

Compartilhe :