TEÓFILO OTONI – No dia 05 de novembro, alunos do 4º, 6º, 7º e 9º períodos do curso de Engenharia Civil da Doctum, participaram de uma visita técnica a Concreteira Mix Mattar. A visita faz parte das atividades da disciplina “Materiais de Construção” e visa apresentar o processo de produção de concreto dosado em central. O professor da disciplina, o docente Jouséberson Miguel da Silva esteve presente na visita, assim como a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Diana Darlen Cangussú que organizou a visita.
A empresa Concreteira Mix Mattar, pertence ao grupo Pedreira Mattar, em Teófilo Otoni e é uma empresa que atua na preparação de concreto e argamassa para construção e comércio varejista de materiais de construção civil. O concreto de cimento Portland é o material construtivo mais consumido no mundo, tendo seus procedimentos de preparo, controle, recebimento e aceitação, do ponto vista do consumidor e de critérios de preparo do concreto produzido em obra, normatizados pela norma NBR 12655 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e agregados (CB-18).
De acordo com o aluno Edmilson Passos da Silva, do 6º período A do curso de Engenharia Civil, “A visita técnica realizada na Concreteira Mix Mattar em Teófilo Otoni/MG foi de imensa importância para o entendimento do processo de produção, manuseio, transporte e execução do concreto em uma obra. Destacando a importância do processo de humanização dos materiais, da dosagem certa para cada tipo de concreto, da relação água/cimento, da quantidade de aditivos adicionados ao concreto, da higiene dos materiais, da granulometria, etc. para determinação de sua qualidade final” disse Edmilson.
Thargus Rebouças Borges, aluno do 7º período do curso de Engenharia Civil, destacou a importância da visita. “A visita à Concreteira Mix Mattar foi importante para todos nós porque o gerente José Carlos e sua equipe nos possibilitou acompanhar, da central de dosagem do concreto, a aplicação dos conhecimentos aprendidos em sala, aproximando mais da realidade do mercado de trabalho”.