campanha
Restaurante Irmã Zoé

Alunos de Psicologia da Funec lançarão livro com apoio da Academia de Letras

TEÓFILO OTONI – Lançado pela FUNEC Editora, o livro conta com o apoio das Academias de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) e  Caratinga (ACL). Bem como está inserido no “Projeto Livro na Escola”, que tem por objetivo a distribuição gratuita e dirigida de exemplares para estudantes. O lançamento está previsto para o mês de abril

Autores: acadêmicos do 8º período do Curso de Psicologia; Organizadores da obra: os professores Walber Gonçalves de Souza e Eleonora Carvalho Assis Gamarano

O presente trabalho é o resultado de pesquisas do curso de Psicologia sobre a realidade rural. Dividido em capítulos com temáticas variadas os acadêmicos dedicaram-se aos estudos de temas ligados aos habitantes da zona rural.

Segundo a Professora Eleonora, “O livro “Realidade Rural: um novo olhar da Psicologia” vem demonstrar a importância em sistematizar a reflexão sobre diversos temas que envolvem não apenas a Psicologia como profissão, mas a sociedade brasileira em geral. Os temas propostos nessa importante e singular obra convidam os leitores a entrar em contato com problematizações visando fazer avançar a práxis do psicólogo. Os autores escrevem sobre tecnologia, a reorganização familiar, o trabalho infantil, a homoafetividade, a auto-estima, a utilização de agrotóxicos e os transtornos mentais, a formação superior, ritos de passagem, os estereótipos vinculados ao homem rural.  Os diversos artigos reunidos aqui estão em sintonia com a contribuição da construção de uma sociedade mais generosa e aberta à experiência humana do existir de forma plena.”

Já o Coordenador do Curso Dr. Marco Antônio ressalta que “antes de falar sobre a obra, quero mencionar sobre a importância da disciplina Psicologia e Realidade Rural para o curso de psicologia do Centro Universitário de Caratinga (UNEC). Olhar para o campo e para todo o contexto que o envolve, é importante para a ciência que busca compreender o ser humano em sua totalidade. Mais do que compreender quem vive no campo, é importante reconhecê-lo enquanto sujeito e autor de sua história.

Compartilhe :