campanha
Restaurante Irmã Zoé

América retorna para a elite do Campeonato Mineiro

América09Foi na raça, vontade, humildade, e acima de tudo com muita confiança. Assim foi o acesso do vice-campeão do Módulo II para a 1ª divisão mineira em 2017, após o empate heróico no Mamudão diante do Democrata, também classificado

TEÓFILO OTONI – Em uma partida emocionante do começo ao fim, América e Democrata fizeram o clássico mais importante da história recente dos clubes. A partida válida pela última rodada do Hexagonal Final do Campeonato Mineiro do Módulo II, terminou empatada e com a combinação de resultados, Dragão e Pantera se classificaram para a elite do futebol mineiro em 2017.

Por sua vez, o Democrata conquistou a taça de campeão mineiro 2016 do Módulo II. No entanto, a festa não foi menos importante para o América, que terminou a competição na segunda posição, com o empate entre Uberaba e Mamoré, e garantiu a classificação para a primeira divisão do Campeonato Mineiro na próxima temporada.

 

A partida

No primeiro tempo o América teve muitas dificuldades, principalmente no setor defensivo. A equipe não conseguia se acertar em campo e sofreu pressão do Democrata, que soube aproveitar os espaços deixados pela defesa americana, mas perdeu várias chances de gol. O Mecão só começou a se encontrar em campo a partir dos 30 minutos de jogo, chegando ao gol da equipe valadarense por duas vezes, com Michel Paulista e Baianinho. Já o Democrata pressionou do início ao fim. O número de escanteios refletiu bem isso, a equipe valadarense teve seis cobranças contra nenhuma do Dragão.

O segundo tempo começou com o América mais organizado em campo e logo nos primeiros minutos a equipe teve boa chance em cobrança de falta com Luisinho, mas o goleiro Victor Souza afastou o perigo. Logo depois Thiago Cavalcanti entregou para Henrique, que enfiou o pé e a bola passou tirando tinta na meta do goleiro Doni do América.

Por volta de cinco minutos, Davidson dos Santos sofreu falta perigosa na entrada da área. Luisinho cobrou, a bola explodiu na barreira e saiu para a linha de fundo. Neste lance os jogadores do Dragão reclamaram muito uma marcação de penalidade máxima, já que um jogador da barreira teria colocado a mão na bola. Na cobrança de escanteio, no segundo pau, Luisinho pegou de primeira e isolou a bola.

Aos 13 minutos de jogo, Edinho do Democrata foi expulso de campo após simular uma falta. Logo depois, aos 15, o árbitro Cleisson Veloso Pereira expulsou o zagueiro Célio Lima. Aparentemente o jogador do Democrata tentou agredir o zagueiro americano, que revidou com um empurrão e recebeu o segundo amarelo. O craque do Dragão saiu de campo revoltado. Após as duas expulsões, a partida ficou mais aberta e as duas equipes passaram a atacar. Por volta dos 28 minutos, Francismar arriscou do meio da rua e enganou o goleiro Doni, mas a bola desviou na barreira e foi para a linha de fundo. O próprio Francismar cobrou o escanteio, mas a defesa afastou o perigo. Logo depois, aos 30, Baianinho ganhou uma disputa de bola e entregou para Davidson dos Santos, que enfiou o pé e a bola passou raspando a trave do goleiro da Pantera. Aos 44 minutos, o Democrata ainda teve a chance de abrir o placar, mas a defesa do Dragão afastou o perigo. O jogo terminou assim, empate sem gols entre Democrata e América. Com o resultado, a Pantera garantiu o título de Campeão Mineiro do Módulo II em 2016. Já ao América ainda restaram 15 minutos de sofrimento até o fim da partida entre Uberaba e Mamoré no Uberabão, que terminou empatada em 2 a 2. O resultado garantiu a segunda posição do América, que festejou a classificação para a elite do Campeonato Mineiro em 2017.

Após a entrega da premiação, o elenco seguiu para Teófilo Otoni onde uma multidão de quase cinco mil pessoas esperava o time. Assim que o ônibus com a delegação chegou, os jogadores desfilaram em carro aberto pelas principais ruas da cidade, seguidos por uma imensa carreata que terminou na Praça Tiradentes, onde foram recepcionados por populares, autoridades políticas e muita música através de artistas locais. O presidente João Ângelo Bounzon disse que agora o momento é de comemorar, parabenizar esse time de verdadeiros heróis, comandado pelo treinador Gilmar Estevam, que assumiu a equipe durante a competição e com a sua competência e liderança, conseguiu o tão sonhado acesso.

“Nos próximos dias, o América deve informar como será o futuro da equipe para o restante do ano e consequentemente a programação pensando no Módulo I de 2017”, finalizou.

 

 

DEMOCRATA 0 x 0 AMÉRICA

DEMOCRATA: Victor Souza, Bruno Charles, Álvaro Luiz, Carciano, Leandro Teixeira, Thiago Ferreira, Henrique Costa (Leonardo Torres), Tiago Cavalcanti (Bruno Gonçalves), Edson Correea, André Carreiro. Técnico: Eugênio Souza

AMÉRICA: Doni, André Dal, Lucas Sérgio, Célio Lima, Matheus Gonzaga, Iury Kaique, Emerson Santos, Luisinho (Rodrigo dos Santos), Davidson, Gleidson (Juninho), Michel Paulista. Técnico: Gilmar Estevam

Amarelos: Leandro Teixeira (Democrata); Iury Kaique e André Dal (América).

Vermelhos: Edinho (Democrata); Célio Lima (América).

DATA: 14/05/2016

HORA: 16h

LOCAL: José Mammoud Abbas, em Governador Valadares

MOTIVO: Última rodada do hexagonal final do Módulo II do Campeonato Mineiro 2016

ÁRBITRO: Cleisson Veloso Pereira (CBF 1)

ASSISTENTE 1: Celso Luiz da Silva (CBF 2)

ASSISTENTE 2: Magno Arantes Lira (CBF 2)

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias