A vaga para a elite do Campeonato Mineiro será decidida no próximo sábado (14), contra o Democrata no Mamudão
TEÓFILO OTONI – O domingo de Dia das Mães começou de forma bastante especial na cidade. O América que precisava a todo custo dos três prontos, conquistou a vitória por 2 a 1 diante do Uberaba, no estádio Nassri Mattar. O triunfo do Dragão deixou a equipe a um passo da Primeira Divisão do Campeonato Mineiro. Como manda a cartilha na história recente do clube, foi mais uma partida épica. Placar apertado, decisão no fim, ‘coração na ponta da chuteira’. Assim tem sido o América de Teófilo Otoni, uma história de amor, suor e lágrimas. Em menos de uma semana haverá o desfecho da história do Mecão no Campeonato Mineiro, e por ironia do destino, será diante do rival Democrata, no campo da Pantera. Uma vitória coloca o América na Primeira Divisão, além de deixar o rival em maus lençóis, e, possivelmente fora da elite do estadual. Um jogo decisivo que irá definir o campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro.
A partida
O confronto deste domingo foi bastante difícil para o América. O Uberaba veio com uma marcação forte, toque de bola rápido e objetivo, tentando surpreender o Dragão. Por sua vez, o Mecão jogava a vida dentro da competição. Os jogadores entraram focados, tanto que no primeiro lance de perigo aos 6 minutos, Rodrigo Barata fez bela jogada pela direita, chutou cruzado, o goleiro David espalmou, a bola bateu na trave e sobrou para Michael Paulista. O atacante do Mecão só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. Aos 10 minutos, o Uberaba chegou com perigo na área do Mecão. O meia Jouberth pegou rebote e bateu colocado, a bola passou perto da trave do goleiro Doni. Numa jogada de linha de fundo, aos 20 minutos, o lateral Cleuber encontrou Jouberth livre dentro da área americana, de cabeça, ele colocou no canto direito de Doni empatando a partida. Aos 35 minutos, o lateral-direito Faylon fez bom cruzamento, Balduino testou firme e a bola se perdeu pela linha de fundo. Na segunda etapa, o time do Triângulo Mineiro forçava o jogo em jogadas aéreas. Aos 14 minutos, Jouberth cobrou falta e Reginaldo quase marca. A partida era bastante disputada no meio-campo e poucos lances de perigo eram vistos. O Dragão levantou a torcida aos 17 minutos, momento em que Baianinho deu passe para André que cruzou a bola na cabeça de Michael Paulista, o atacante do Mecão cabeceou na trave. Aos 26 minutos, o Uberaba teve a melhor chance da etapa final. Américo chutou forte, Doni espalmou, no rebote Bruno Henrique chutou por cima. Aos 39 minutos, Baianinho fez boa jogada pela direita, ele cruzou na cabeça de Juninho, o atacante testou firme, o goleiro David rebateu, a bola voltou novamente para Juninho que chutou na rede pelo lado de fora. O empate praticamente tiraria o América da competição. A torcida empurrava o Dragão, os jogadores acreditavam que era possível a vitória, e ela veio aos 44 minutos. Michael Paulista cobrou falta de longe, a bola tocou no gramado e entrou no ângulo, gol do Mecão. Michael Paulista marcou o seu 12º gol no campeonato e se isola definitivamente na artilharia. Uma vitória comemorada como se fosse final de campeonato. A torcida ovacionou os jogadores e gritava o nome do técnico Gilmar Estevam, que também foi até aos torcedores agradecer a manifestação de carinho.
O time do América se reapresenta nesta terça-feira (10), às 10h no estádio Nassri Mattar. O Dragão terá pela frente a semana mais importante dentro da competição. A equipe volta a jogar no sábado (14) ás 16h em Governador Valadares contra o Democrata. Uma vitória simples colocará o Mecão de volta a elite do futebol mineiro.
América 2 x 1 Uberaba
Árbitro – Ricardo Marques Ribeiro
Assistente 01 – Marconi Helbert Vieira
Assistente 02 – Luiz Antônio Barbosa
Gols: 1º tempo: Michael Paulista (América) aos 06’ e Jouberth (Uberaba) aos 20’.
2º tempo: Michael Paulista (América) aos 44’.
América: Doni, Matheus Gonzaga, Rennan, Célio Lima e Yuri; Josimar, Emerson (André) e Luizinho (Juninho), Rodrigo Barata (Rodrigo José) Baianinho e Michael Paulista. Técnico: Gilmar Estevam.
Uberaba: David, Fayllon, Reginaldo, André Alves e Cleuber Luiz; Bauduino, Léo Mineiro (Lucas Vilela), Lucas Hulk e Jouberth; Douglas Esquilo (Américo), Bruno Henrique (Pedro Augusto). Técnico: Rodrigo Marques de Santana.