campanha
Restaurante Irmã Zoé

AMUC e UFV discutem proposta para Cadastro Técnico Multifinalitário

 

TEÓFILO OTONI – Na última sexta-feira (25), a Associação de Municípios dos Vale do Mucuri (AMUC) promoveu uma reunião com representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para discutir a proposta de Cooperação Técnico Científica para fins de Cadastro Técnico Multifinalitário, utilizando metodologias de georreferenciamento e estatística. O evento contou com os palestrantes da UFV – professor Francisco Fonseca Neto, coordenador técnico do Projeto e responsável pelo setor de Geodésia, SISVANT/Drones e SIG; o mestrando Ivelter Luiz Rodrigues, responsável pelo setor de Geoprocessamento e Coleta, além do professor Gerson Rodrigues Santos, coordenador Geral do Projeto e responsável pelo setor de Estatística Espacial.

 

Durante as explanações, os representantes da UFV afirmaram que é de vital importância o conhecimento do território [como um todo] sobre o qual as prefeituras planejam e determinam suas ações. Sendo assim, as administrações municipais necessitam executar as ações com o devido planejamento, sem que haja perdas aos cofres públicos, pois a ausência de estudo prévia contribui para o crescimento desordenado das cidades o que ocasiona grandes problemas.

De acordo com o professor Francisco Fonseca Neto, o Cadastro Técnico Multifinalitário compreende desde as medições, que representam toda a parte cartográfica, até a avaliação socioeconômica da população, a legislação, que envolve verificar se as leis vigentes são coerentes com a realidade regional e local, a parte econômica, em que se deve considerar a forma mais racional de ocupação do espaço, desde a ocupação do solo de áreas rurais até o zoneamento urbano.

Cadastro Técnico Multifinalitário

Evento aconteceu no auditório da Amuc

De acordo com os especialistas, o Cadastro Técnico Multifinalitário compreende um vasto campo de atuação profissional, ora abrangendo desde tecnologias para medições do imóvel, o mapeamento temático: fundiário, uso do solo, geologia, solo, rede elétrica, até a legislação que rege a ocupação territorial e, finalmente, a economia que se pode extrair da terra. Também foi evidenciado que o Cadastro Técnico, para ser Multifinalitário, deve atender ao maior número de usuários possíveis, o que exige que se criem produtos complexos e tecnologias que os tornem acessíveis para qualquer profissional que necessite de informações sobre propriedade.

Cadastro Técnico Municipal

O cadastro técnico municipal é um sistema de informação voltado para a gestão urbana municipal. O mesmo é direcionado ao monitoramento da expansão urbana e melhor compreensão do espaço a ele administrado. De acordo com a equipe da UFV, o cadastro é voltado para as competências municipais e as demandas do gestor público municipal. É um sistema de informação destinado a subsidiar o planejamento, tributação, licenciamento, fiscalização e demais funções que são de competência do município relacionadas à gestão do espaço urbano. Ao longo das explanações ficou evidenciado que o Cadastro Técnico Multifinalitário é fundamental, sobretudo, por se tratar de uma organização das informações voltadas para a integração de áreas distintas da administração pública, e claro, a partir do próprio reconhecimento e conhecimento da realidade do município.

Compartilhe :