campanha
Restaurante Irmã Zoé

ANDRÉ NASCIMENTO – A Paixão de Ser Professor

 

andre-1Quem tem paixão de ensinar acorda cedo e dorme tarde, às vezes se atrasa, leva bronca, da diretora e dos alunos. A paixão de ensinar move o indivíduo pela ideia fixa de querer mover o mundo através de seus ensinamentos e propostas de discussão sobre assuntos diversos.

Professores apaixonados perdem tempo, aliás, ganham tempo, aprendendo cada vez mais sobre novas tendências e novas mídias para que o ato de ensinar não pareça tarefa enfadonha e sem graça. Afinal, ensinar é uma arte.

Estes seres apaixonados, quando podem, fazem da sala de aula um lugar teatral, musical, ou até mesmo transcendental, quando precisam fazer que o aluno tenha autonomia e liberdade, e mais, senso crítico a respeito do que acontece na sociedade.

Bom humor é peça fundamental para professores apaixonados, já que a vida nem sempre é justa, um pouco de bom-humor serve realmente para trazer qualquer paz interior, até porque, como dizia Millôr Fernandes, o humor compreende até o mau-humor, o mau-humor é que não compreende nada. Por isso, professores apaixonados também são aqueles que tentam não deixar as mazelas da própria vida nem as mazelas dos alunos atrapalhar o processo bonito que é o de educar.

A paixão por educar ultrapassa o interesse financeiro. Até porque, todos sabemos que nossos salários não são dos melhores. Além da má-remuneração, que dá apenas para o sustento mínimo e pouco dá para investir na própria carreira, como livros e cursos, ainda há problemas com recursos escassos nas escolas.

E há o pior, injustiças, as difamações e até mesmo os horrores que há na profissão. Mas o professor não deixa de professar, e seu protesto é continuar apaixonado. Salve Gabriel Perissé.

Quando um professor apaixonado está desempenhando seu papel, esqueçam papéis, esqueçam relatórios, planejamentos longos, estatísticas educacionais e todos os blá-blá-blás de uma remendada educação. O professor apaixonado não trata seu aluno como um número no diário, mas sim como um indivíduo que, apesar de dificuldades, tem todas as condições de evoluir; que apesar das facilidades em aprender, ainda necessita de ser orientado qual caminho seguir.

O Professor apaixonado sorri quando percebe que o aluno entendeu algo que nem ele esperava explicar. Isso é pura paixão. Segundo Gabriel Perissé, essa paixão é inexplicável, mas também indisfarçável. Eu diria mais, essa paixão é incomensurável.

Compartilhe :