campanha
Restaurante Irmã Zoé

Ansiedade profissional: Até que ponto é normal?Ansiedade profissional: Até que ponto é normal?

A ansiedade é caracterizada por uma emoção normal, vista como algo positivo para a busca do crescimento pessoal e profissional. Porém, é necessário ficarmos atentos perante os sintomas, pois o organismo pode reagir de formas diversificadas, podendo provocar o surgimento de algumas patologias.

Para compreendermos melhor os sintomas característicos dos transtornos de ansiedade, utilizamos como embasamento o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), onde o medo e a ansiedade excessiva e perturbações comportamentais são indícios patológicos. Vale ressaltar que o medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, sendo com mais frequência associado a períodos de excitabilidade autonômica aumentada necessário para a luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos de fuga, enquanto a ansiedade é a antecipação de ameaça futura, frequentemente associada a tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva.

Abarcamos na sociedade contemporânea para analisarmos o contexto atual, cultura de consumo e do imediatismo, país em crise financeira, mercado de trabalho altamente exigente, competitividade, pressão por resultados, desejo da promoção e o medo do desemprego são aspectos importantes para o desencadeamento das grandes crises ansiosas.

O medo paralisa o indivíduo e os pensamentos negativos o dominam, vistos como sensações de fracasso, apresentando dificuldades em racionalizar e interpretar de forma realista e adequada, tornando-se extremamente atento às sensações internas e aterrorizantes de fracasso, um verdadeiro apavoramento como um looping dos horrores.

Além do contexto social e da carga genética, existe outro fator de extrema importância para o aumento da ansiedade. A relação no contexto familiar contribui intensamente na formação e na estruturação da personalidade do indivíduo. Famílias rígidas ou negligentes, podem levar ao desenvolvimento de crenças centrais vinculadas a ausência de competência, assim como a incapacidade na resolução de problemas, atrapalhando o desenvolvimento profissional e pessoal, estruturação da autoestima e o processo de socialização. As cobranças internas excessivas e a hipervigilância frente à ausência de autoconfiança tendem a ser paralisantes, pois a insegurança em relação as próprias habilidades e o medo de não conseguir cumprir as tarefas do cargo são maiores fontes de ansiedade profissional.

Conheça a ti mesmo, compreenda seus comportamentos e suas limitações, esta perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional, ou em outras áreas importantes da vida.

Procure um profissional capacitado, existem técnicas comportamentais adequadas para a diminuição dos sintomas bem como a diminuição de crenças. Uma vez que o indivíduo se auto conhecendo, compreendendo seus limites e assumindo aquilo que pode cumprir, automaticamente saberá conduzir a carga de cobranças do mundo externo e interno.

 

Francyelle Sambüc Lieberenz é psicóloga clínica –CRP: 04/40298

Especialista em Saúde Mental

Atendimento: Clínica Corpo Pilates – Rua José de Souza Neves, Nº200 Marajoara Teófilo Otoni-MG Telefone: 3523-2597 988600897

 

Compartilhe :