TEÓFILO OTONI – Na sessão ordinária desta quinta-feira, o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Teófilo Otoni aprovou por unanimidade, a proposta do vereador Raulino do Sindicatode calendarizar a prevenção ao suicídio. A data escolhida foi 10 de setembro, junto ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio que integra uma série de eventos ligados ao movimento Setembro Amarelo.
Segundo o vereador Raulino, é necessário que se institua oficialmente na cidade, este dia pra fazer com que o poder público preste atenção na importância da criação de políticas públicas locais de prevenção a este drama social.
Com a aprovação desta lei, o município deverá criar ações em prol da diminuição dos altos índices apresentados nos últimos anos. A principal medida é atuar na prevenção. Segundo a OMS 90% dos suicídios podem sim, ser prevenidos.
Segundo aspsicólogas Ana Maria Prates, Eduarda. Khoury Moura e Erika CristinaSantos – convidadas para a Tribuna de Honra dessa sessão – como em todos os lugares, em Teófilo Otoni não tem sido diferente: os comportamentos de automutilação e ideação suicida estão sendo frequentes e a família e as escolas precisam se inteirar sobre o assunto.
Na oportunidade convidaram todos os presentes a participarem da Roda de Conversa sobre o assunto a realizar-se no dia (25) ás 19h no Mucuri
A informação pode salvar vidas e a Roda de Conversa será composta por profissionais da área de saúde mental com o objetivo de desmistificar o tema para que esses comportamentos sejam prevenidos e acolhidos. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Teófilo Otoni)