campanha
Restaurante Irmã Zoé

Ator Matheus Nachtergaele fala de sua passagem por Araçuaí no final dos anos 1990 no programa de Marcelo Tas na TV Cultura: “Lugar paupérrimo”

Você sabia que um dos personagens mais conhecidos e queridos do cinema brasileiro, João Grilo, o famoso companheiro de Chicó (Selton Melo), do filme Auto da Compadecida, começou a nascer na cidade de Araçuaí?

Foi o que revelou o ator Matheus Nachtergaele durante entrevista ao programa Provoca, conduzido pelo apresentador Marcelo Tas (ex-CQC), neste mês de agosto.

Matheus, um dos maiores intérpretes do cinema nacional, disse que começou a dar vida ao personagem João Grilo a partir de suas experiências no Vale do Jequitinhonha, mais especificamente nos 30 dias que permaneceu em Araçuai durante as gravações do filme Kenoma (1998).

“O João Grilo eu comecei a construir num filme da Eliane Café, chamado Kenoma. Ele foi um prólogo para começar a estudar este tipo, que vem a dar no João Grilo, o Arlequim Brasileiro. E quando eu estava no Jequitinhonha, que é um lugar paupérrimo, eu perambulei por ali com muito prazer”.

Na sequência Matheus falou da amizade que construiu com a benzedeira Sá Luiza, à época com 100 anos de idade (ela faleceu 3 anos depois, aos 103 anos), e das bebedeiras que fazia na casa dela com pingas curtidas com variados ramos.

Na publicação da entrevista muitos internautas criticaram esta leitura do artista sobre a região. Outros disseram que foi questão da época, datada de 1998 (em 1999 ele gravou o clássico Auto da Compadecida). Há quem diga ainda que o lítio está mudando o lugar, já apelidado de “Vale da Fome”.

Fala do Jornal

De tudo uma certeza é inequívoca, o Vale do Jequitinhonha é palco de muita cultura para o país, artistas renomados, cenário de inspiração para filmes, poesias e obras literárias diversas e profundas, fonte de riqueza mineral, do Rio Jequitinhonha, e também, infelizmente, de baixos IDHs até os dias atuais, devido, principalmente, à falta de políticas públicas governamentais de desenvolvimento consistentes (no qual podemos acompanhar, sobremaneira, reverberadas nas notícias desta páginas em crimes bárbaros de feminicídios exacerbados, matanças brutais e desenfreadas de jovens e crianças em disputas por bocas de fumo, prostituição infantil, estupros, estupros de vulnerável e outras mazelas sociais.

Vídeo 👇🏽

RPReplay_Final1692551187

Compartilhe :