campanha
Restaurante Irmã Zoé

Atriz teófilo-otonense consolida carreira em Nova Iorque

Yasmin Santana conta sua trajetória do Vale do Mucuri para NYC

TEÓFILO OTONI – Nascida em Teófilo Otoni e criada na cidade de Pavão, Vale do Mucuri, a artista multidisciplinar Yasmin Santana vive o sonho de muitos de seus pares e consolida sua carreira de atriz em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Radicada no Brooklyn, ela se prepara para estrelar a peça “Dentro do Coração Selvagem” (Inside the Wild Heart), produzida pelo Grupo .BR e com estreia prevista para outubro deste ano. “Como atriz, o mais interessante de trabalhar neste projeto é voltar a ter contato com o fazer teatral mais parecido com o que a gente experimenta no Brasil”, diz ela.

Yasmin Santana nasceu em Teófilo Otoni e foi criada em Pavão

Yasmin, que além de atriz, diretora e artista digital, também é membro da companhia 3-Legged Dog e trabalha no renomado centro 3LD Art and Technology Center. Lá, ela desenvolve pesquisas de possíveis narrativas, a partir da tecnologia digital, para teatro, performance, dança, música e artes visuais. “Eu sou uma pessoa que, se acontecer alguma coisa no meio do caminho, eu mudo de opinião. Eu não tenho uma ideia e fico com essa ideia até o final. Eu gosto de receber estímulo de outras pessoas, áreas e narrativas” descreve Yasmin, que foi indicada ao Brazilian Press Awards por dois anos consecutivos na categoria de melhor atriz.

 

Do Mucuri para a arte

Artista atua em Nova Iorque, com apresentações (Foto crédito: Bianca Aun, 2014)

Mesmo morando em Nova Iorque há quase 3 anos, a atriz ainda cultiva suas raízes. Ela, que já promoveu alguns workshops de teatro para crianças e adolescentes em solo mineiro, acredita no poder transformador desse trabalho. “Eu acredito muito no poder transformador do teatro. O que eu tento passar para os meus alunos vai além da técnica. Eu falo muito sobre amor próprio, sobre a importância deles no mundo, principalmente para os adolescentes. A gente não sabe o tanto que isso faz diferença na vida deles”.

Atriz conquistou espaço no concorrido meio artístico nova-iorquino

Foram nessas oficinas, ministradas na cidade de Pavão, que Yasmin encontrou as parcerias artísticas que deram início ao projeto “PueblA”. A série, produzida em parceria com a companhia de teatro Poáia, reúne projetos interdisciplinares que passeiam pelo cinema, teatro, artes visuais e performance relacionadas ao viver feminino em pequenas cidades e povoados do interior do Brasil. “A gente começou a conversar e trocar ideias e histórias de quando a gente era criança, de como foi nossa infância lá como mulher e o que refletiu no nosso futuro, nas decisões e rumos que a gente tomou”, explica a atriz.

Entre o trabalho na companhia 3-Legged Dog e os ensaios para Dentro do Coração Selvagem, Yasmin se prepara para o lançamento da primeira parte de “PueblA”, que será um curta-metragem com lançamento previsto para dezembro deste ano. (Texto base: release Laila Garroni, assessora)

 

Compartilhe :

Uma resposta

  1. Olha só! Pavão tem uma artista e nem sabíamos. É uma pena que seu sucesso ainda é pouco divulgado por aqui. Parabéns ao Diário de Teófilo Otoni pelo trabalho. Vocês são 10!