Entidades da cidade criaram um fundo garantidor – uma espécie de conta privada – onde cada um contribuirá com um percentual, caso a venda das passagens não seja suficiente para custear as despesas dos voos
TEÓFILO OTONI – Deputados, prefeitos, representantes do governo do Estado, da Câmara Municipal e da Câmara de Diretores Lojistas de Teófilo Otoni estiveram reunidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira, dia 24, para discutir o VOE MINAS. A audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG foi presidida pelo deputado Neilando Pimenta. A audiência se limitou a uma tentativa de convencer o governo, através da Codemge/Codemig a dar continuidade ao programa ou, pelo menos, estender o prazo para o encerramento,, marcado para o próximo dia 28. Leonardo Ratton, representando o presidente da Codemge, Dantas Matos, argumentou que a falta de recursos financeiros, considerando o quadro pela qual passa o país e os Estados, é o principal fator que levou a governo a tomar essa decisão.
O prefeito Daniel Sucupira elogiou a atuação dos deputados envolvidos no processo e reforçou a ideia de que a data do encerramento do programa seja estendida um pouco mais para que as cidades possam buscar uma solução como a de Teófilo Otoni. “Nos reunimos em nosso município e a união de forças nos possibilitou encontrar uma alternativa para a nossa cidade. Essa união suprapartidária, esse compromisso dos atores envolvidos em prol de um projeto nos faz persistir para que o programa seja estendido um pouco mais e que o fundo garantidor seja viável a outros municípios. Quero aqui agradecer ao deputado Neilando Pimenta pela sua atuação e participação nesse movimento “, disse Sucupira.
No caso do voo de Teófilo Otoni a Belo Horizonte, já foi construída uma solução para a permanência dos serviços. Por iniciativa do deputado Neilando Pimenta, as entidades de classes da região se envolveram na busca de alternativas para a permanência do programa em Teófilo Otoni. Lideranças de vários segmentos, CDL, Associação Comercial, SinDcomércio, Prefeitura de Teófilo Otoni e o próprio deputado se reuniram em dois encontros. Eles criaram um fundo garantidor – uma espécie de conta privada, onde cada um contribuirá com um percentual, caso a venda das passagens não seja suficiente para custear as despesas da empresa Two Flex, empresa aérea responsável pelo voo.
O vice-presidente da CDL, Luiz Rezende, representando o presidente, Frank Alves, também fez um apelo ao Leonardo Ratton, para que leve a reivindicação pertinente e necessário de um prazo maior para que o programa possa ser prorrogado e a iniciativa privada possa assumir o programa, de vez.
Já o deputado Neilando Pimenta, lembrou que Teófilo Otoni é um dos municípios que tem uma intensa demanda dos voos para Belo Horizonte com 75% da melhor taxa de ocupação do projeto. “ Deixo uma solicitação à Codemge, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de um aporte no valor de R$ 250 mil ao município de Teófilo Otoni para que esse valor possa auxiliar no Fundo Garantidor em apoio a essa iniciativa do município. Recursos a serem gastos com logística e publicidade num possível déficit, caso possa ocorrer nessa operação”, concluiu o deputado.
Ao final da audiência foram apresentados seis requerimentos que serão levados para a próxima reunião da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, a qual o deputado Neilando Pimenta é membro efetivo, solicitando avaliação e providências a vários órgãos envolvidos na questão. A previsão é a de que o voo de Teófilo Otoni a Belo Horizonte já seja operado pela iniciativa privada a partir de Julho próximo
O programa Voe Minas foi criado em 2016 com o objetivo de integrar as regiões do Estado com desenvolvimento econômico, inclusive os dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, dos negócios locais e do turismo, além de facilitar o deslocamento de moradores do interior para Belo Horizonte permitindo o acesso rápido e seguro.
Estiveram participando também da reunião os vereadores, Gabriel Gusmão, vice-presidente da Câmara de T. Otoni, Vânia Resende e Marcinho da Serraria e o prefeito de Malacacheta, Wilton Pereira da Silva. (Créditos: Assessoria de Imprensa do Gabinete Deputado Neilando Pimenta)