TEÓFILO OTONI – O Banco de Sangue do Hospital Santa Rosália está buscando diversos meios de aumentar o seu estoque. Uma delas é enviar solicitações de pedidos de sangue para o endereço eletrônico salvovidas.com. Este site cadastra pessoas em todo o Brasil que demonstrem interesse em doar sangue. O funcionamento é simples. O internauta entra no site, se cadastra, e escolhe para qual cidade quer fazer a doação em caso de necessidade. A página virtual mantém os dados da pessoa em sua conta, e, quando solicitada por algum hospital ou entidade de Saúde interessados, ela comunica aos cadastrados para irem até a instituição do município escolhido e efetivar a doação sanguínea.
Tanto para fazer a matéria, quanto para contribuir com o Banco de Sangue da cidade, o repórter do DIÁRIO responsável pelo texto se cadastrou no site, indicando Teófilo Otoni como cidade beneficiada pelo ato, em caso de uma futura solicitação de doação.
Em Teófilo Otoni, o Hospital Santa Rosália vem enviando pedidos de doação de sangue ao site, como destacado pela biomédica Gabriela Rêgo, que trabalha no Banco de Sangue do HSR. “Já pedimos doação pelo site. Infelizmente o retorno ainda é baixo. Nesta terça (30), por exemplo, foi enviado um e-mail ao site, que contatou os doadores cadastrados. Uma pessoa veio fazer a doção no Banco de Sangue”, disse.
Primeiro, o doador passa por uma triagem, para a verificação da qualidade do seu sangue. São realizados testes de tipagem sanguínea, AIDS, HTLV, Hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas e hemoglobina. Só depois, ou seja, havendo a positivação do sangue, é feito o encaminhamento para o banco de sangue.
Ainda de acordo com Gabriela, o site ajuda, mas é necessária uma maior participação da sociedade para que a ferramenta se torne mais eficaz. “Na verdade, precisamos de mais divulgação”, destacou a biomédica.