campanha
Restaurante Irmã Zoé

Câmara Municipal de São José do Divino sedia encontro da Avervales

SÃO JOSÉ DO DIVINO – A Câmara Municipal de São José do Divino recebeu, na tarde da última sexta-feira (30/06), uma reunião da Associação dos Vereadores dos Vales Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus e Rio Doce (Avervales), com a finalidade de discutir as eleições para a composição da nova mesa diretora da entidade. Estiveram presentes presidentes e representantes legislativos de municípios dos 04 vales abrangidos pela instituição.

Na reunião ficou definida a formação de uma forte e abrangente chapa (por enquanto a única), para a nova mesa diretora, composta por presidentes de Câmaras e vereadores dos Vales São Mateus, Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce.

A chapa é encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de São José do Divino, Marcos Vinícius (PPS), liderança responsável por resgatar a Avervales neste ano de 2016. Ele tem viajado, junto do secretário executivo da associação, o ex-vereador Paulo Alecrim, a várias cidades da região, desde o início do ano, para acompanhar as reuniões legislativas locais, em busca de apoio, apresentar a entidade, e participar das discussões dos problemas enfrentados pelos municípios e propor soluções conjuntas, que passem pelo crivo e possibilidades disponibilizadas pela Avervales. “É necessário nos unir para podermos conseguir melhores resultados junto aos governos Federal e Estadual. Unidos teremos voz mais ativa para pleitear soluções sobre nossos problemas. Afinal, estamos falando de uma associação que engloba mais de 100 municípios, mais de 3 milhões de habitantes. Resgatar e fortalecer a Avervales é fortalecer os vales, é valorizar e fazer respeitar a nossa gente”, destacou Marcos Vinícius.

A eleição para a composição da nova mesa diretora deverá acontecer em Teófilo Otoni, cidade sede do órgão, logo após o recesso parlamentar de julho. A decisão foi tomada em conjunto, nesta última reunião. Até lá é esperado a filiação de mais Câmaras junto à entidade. Cada Câmara associada contribuiu para o funcionamento da Avervales com até 0,5% do seu repasse mensal, valor que, em muitos casos, chega a R$ 300. “Um número módico, visto a gama de serviços ofertados, como assessoria jurídica de até 20 anos para ex-presidentes e de 05 anos para vereadores após o exercício do mandato, fortalecimento regional e cursos de capacitação ofertados na própria região. Somado a isso temos outros serviços almejados por Marcos Vinícius, como plano de saúde, informatização, mais e maior representatividade, dentre outros”, salientou o secretário executivo Paulo Alecrim.

Durante a abertura do evento, a assessoria jurídica da Avervales fez uma breve explanação sobre as potencialidades da associação junto aos conveniados.

 

Mandato

A Avervales tem mandato de 03 anos. Atualmente, a associação está ‘adormecida’, com poucos municípios associados (08 no total), longe de ser a estrela local na busca de interlocução com o Estado e a União, tal qual almeja Marcos Vinícius e os integrantes da atual chapa que concorre ao pleito.

Em um passado não tão distante, passaram e fizeram fama pela instituição nomes de peso da política estadual e nacional, como os ex-deputados Kemil Kumaira, Luis Leal e Ademir Camilo (fundador), que através dela conseguiram importantes pautas para a região.

Segundo Paulo Alecrim, a Avervales tem importante papel na construção regional, seja dialogando com prefeitos, deputados, senadores, secretários de Estado a ministros de governo. “Nos últimos anos, a associação diminuiu sua intensidade, mas nunca sua participação na busca do desenvolvimento local. Agora, felizmente a vemos voltar com força total. Fruto da nova geração de vereadores, que perceberam ser a união o melhor caminho para todos cunharmos o progresso social e econômico”, destacou. Paulo Alecrim é o nome que, desde seu mandato como vereador em Teófilo Otoni (2009-2012), vem mantendo a Avervales acessa. Quando parlamentar, ele exerceu a presidência, e, desde então, chefia a secretaria executiva da mesma.

A opinião de Paulo é compartilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Fábio Lemes (PTdoB), também presente no encontro. “Percebemos hoje como as associações de municípios tem ganhado força. É porque unidos somos mais fortes para dialogar, sentarmos à mesa do governador, de senadores e deputados para pleitear por nossas demandas. Creio que esse é o caminho, o associativismo. Por meio da junção de forças com certeza conseguiremos melhores frutos para a população dos vales”, afirmou.

Além do presidente, cada vale tem direito a dois vice-presidentes, para assim, segundo a associação, garantir maior representatividade e atuação regional.

 

Marcos Vinícius

Atualmente exercendo seu segundo mandato como vereador, o presidente da Câmara Municipal de São José do Divino, Marcos Vinícius, mais conhecido na cidade por Marquinhos Carioca, vem conseguindo feitos até então impraticáveis no legislativo divinense. Mesmo com a crise financeira, ele desfruta de uma gestão responsável e moderada, e que ainda assim investe na modernização do parlamento local. Em seis meses de mandato adquiriu, pagando a vista, um veículo novo e de última geração para o usufruto do legislativo municipal, um automóvel Toyota Etyos. Além disso, implantou o PABX nos gabinetes, sistema de monitoramento 24h, aquisição de novos computadores e, mais recentemente, reformou e pintou todo o prédio, implantando uma grande e imponente fachada. Estas mudanças vêm recebendo elogios da população local, como bem presenciou a reportagem do DIÁRIO, presente na cidade no dia da reunião da Avervales. “É este modelo de trabalho que quero levar para todos os municípios dos vales do Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus e Rio Doce. Modernizar nossas atividades, tão importantes para a população, que tem nos vereadores o primeiro político como fonte de auxílio frente as suas necessidades mais básicas. Nosso objetivo é unir nossa região, unir todos os vereadores, porque assim teremos os tapetes vermelhos estendidos ao procuramos o governador, ministros de Estado ou senadores, ou seja, a mais alta cúpula política que governa o país. Temos valor, somos fortes, e possuímos muitas demandas a serem conquistadas. E estas demandas só serão plenamente ouvidas, atendidas e solucionadas a partir do fortalecimento de uma entidade que nos representa, que fale por nós, de igual para igual com os poderes constituídos, e essa entidade é a Avervales”, finalizou Marcos Vinícius.
Chapa “Juntos Somos Mais Fortes”

 

Presidente – Marcos Vinícius (presidente da Câmara de São José do Divino – Vale do São Mateus)

Vice-presidente Vale do Mucuri – Fábio Lemes (presidente da Teófilo Otoni)

Vice-presidente Vale do Mucuri – Reinato da Ambulância (presidente da Câmara Itaipé)

Vice-presidente Vale do São Mateus – Dagney (presidente da Câmara de Pescador)

Vice-presidente Vale do São Mateus – Luis Carlos (presidente da Câmara de Mendes Pimentel)

Vice-presidente Vale do Jequitinhonha – Sargento Jaci (presidente da Câmara de Santa Maria do Suaçuí)

Primeira secretária – Rozelene Ramos (presidente da Câmara de Nanuque – Vale do Mucuri)

Segunda secretária – Luceni Rodrigues (presidente da Câmara de Divisópolis – Vale do Jequitinhonha)

Primeiro tesoureiro – Silvano Pires (presidente da Câmara de Catuji – Vale do Mucuri)

Segundo tesoureiro – Itamar Rodrigues (secretário da Câmara de Itaipé)

Compartilhe :