campanha
Restaurante Irmã Zoé

Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprova lei de Incentivo para construção de casas populares no São Benedito

Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprova lei de Incentivo para construção de casas populares no São Benedito

_Nova legislação reconhece projetos residenciais “Solar Teófilo Otoni I, II e III” no bairro São Benedito como empreendimentos de interesse social, beneficiando famílias de baixa renda através do Programa Minha Casa Minha Vida_

A Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovou, em reunião extraordinária, na tarde desta sexta-feira (17), uma lei que reconhece como empreendimento de interesse social as edificações dos projetos residenciais “Solar Teófilo Otoni I, II e III”, localizados no bairro São Benedito. A iniciativa tem como objetivo o incentivo para a construção de unidades habitacionais destinadas à população de baixa renda, como parte do Programa Minha Casa Minha Vida, faixa 1, que atende famílias com renda de até dois salários mínimos.

A lei foi encaminhada para ser sancionada pelo prefeito Daniel Batista Sucupira, e prevê a concessão de isenções fiscais para reduzir os custos dos empreendimentos. Entre as principais medidas, estão a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e a isenção de taxas municipais e emolumentos relacionados à regularização dos projetos, implantação e funcionamento dos empreendimentos. Essas isenções se encerrarão automaticamente após a entrega das unidades habitacionais às famílias beneficiadas.

O executivo, em sua justificativa de encaminhamento à Câmara, ressaltou que o projeto visa a redução do déficit habitacional no município, constituindo uma iniciativa de alta relevância social. Os recursos para a construção das unidades habitacionais, estimados em aproximadamente R$ 73 milhões, são provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e gerenciados pela Caixa Econômica Federal.

Segundo o impacto orçamentário financeiro anexado ao projeto, a renúncia fiscal pretendida, que soma pouco mais de R$ 820 mil, não causará desequilíbrio nas contas públicas nem comprometerá as metas fiscais para os próximos exercícios financeiros. A previsão é que sejam edificadas aproximadamente 660 unidades habitacionais.

A concessão das renúncias fiscais está condicionada ao compromisso dos empreendedores junto ao município e à aprovação dos projetos de construção pela Secretaria Municipal de Planejamento e pela Caixa Econômica Federal.

A aprovação desta lei representa um passo significativo para a concretização do sonho da casa própria para muitas famílias de baixa renda em Teófilo Otoni, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social do município.

Compartilhe :