A situação está crítica na MG-105, em especial para os moradores das cidades do Médio Mucuri (Águas Formosas, Machacalis, Umburatiba, Bertópolis e Santa Helena de Minas) que tem de chegar a municípios como Pavão, Novo Oriente de Minas e até Teófilo Otoni.
O “caminhão do leite” que vinha sentido Águas Formosas teve de transferir o produto para outro caminhão por uma mangueira, do outra lado da ponte sobre o Rio Negro.
A enxurrada do temporal desta madrugada fez com que a força das águas levasse praticamente todo o asfalto da rodovia, deixando apenas uma fina camada, onde transeuntes se arriscam passando a pé, muitos dos quais com bagagens para fazer a remoção até veículos do outro lado da pista, e assim seguirem viagem sentido a Pavão (ou vice-versa).
O DER garantiu que já está ciente da situação e vai saná-la o mais breve possível, sem dizer uma data específica. Mas é provável que os trabalhos comecem nesta semana, segundo informado ao jornal. O local passou por obras recentemente após um problema similar no referido ponto.
Enquanto isto os municípios do Médio Mucuri estão praticamente ilhados, visto que a estrada de ligação a Nanuque e o Sul da Bahia rompeu no distrito de São Pedro, em Umburatiba, e a rodovia em Fronteira dos Vales está interditada pelo mesmo problema.
Existem apenas dois únicos caminhos. De estrada de terra até Itaobim, para acessar a BR-116 (caminho longo e de difícil acesso), ou seguindo de Bertópolis para Itanhém e Medeiros Neto, para chegar a NR-418.