Rota pretende potencializar o turismo religioso nos dois municípios do Vale do Mucuri
TEÓFILO OTONI – O Sebrae Minas realizou, nesta terça-feira (18), na sede da entidade, em Teófilo Otoni, uma reunião para discutir a implantação do projeto “Caminhos de São Francisco”. A proposta do trabalho desenvolvido em parceria com o Circuito Turístico das Pedras Preciosas é fazer com que o turismo religioso avance na região. O evento contou com a participação do prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, do prefeito de Itambacuri, Henrique Scofield, de lideranças religiosas e de representantes de instituições de classe. Ao final, os participantes se comprometeram com a iniciativa e assinaram um termo de cooperação.
Na oportunidade, os organizadores destacaram também a importância de incluir no caminho qualquer pessoa, independente da fé. “O turismo religioso é um dos atrativos que mais se destacou no diagnóstico feito pelo Circuito Turístico, com possibilidade de gerar um retorno econômico para o desenvolvimento local. O sucesso desse projeto vai depender do envolvimento e do empenho de todas as lideranças. O apoio dessas partes é fundamental para que essa iniciativa decole”, explicou o gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes Fernandes.
Para o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, o projeto tem tudo para dar certo uma vez que as pessoas já buscam de forma voluntária o turismo religioso nos municípios. “A partir do momento que o Sebrae proporciona esse encontro com líderes religiosos, instituições empresariais e lideranças dos municípios de Teófilo Otoni e Itambacuri nós temos a certeza de que é possível fortalecer essa rota de São Francisco, para que o turismo possa gerar mais postos de rabalho, renda e promova o desenvolvimento local”, disse.
Segundo o prefeito de Itambacuri, Henrique Scofield, a rota Caminhos de São Francisco vai potencializar as atrações que fazem parte do calendário festivo da cidade. “Eu quero parabenizar o Sebrae e todos os envolvidos por essa parceria que tem o objetivo de desenvolver o turismo. Isso é fundamental para o desenvolvimento regional. Estou muito satisfeito de fazer parte desse projeto inovador, que, vai transformar a vida de muita gente aqui na região”, concluiu.