
Aferição da pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corpórea e teste de glicemia capilar foram oferecidos ao público, além de aconselhamento sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença
TEÓFILO OTONI – O Hospital Philadélfia realizou nesta quinta-feira (25) a abertura da 10ª campanha Previna-se, uma ação que visa conscientizar a população sobre a doença renal crônica. O evento aconteceu durante toda manhã, na Praça Tiradentes e nos hipermercados Tia Teca e Simões.
Segundo os organizadores, a ação teve como objetivo realizar o diagnóstico precoce de alterações renais que podem levar à doença renal crônica. Para isso, foram oferecidos, gratuitamente, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), além de avaliação médica.
“Gostei muito. Esse tipo de ação é muito importante, pois assim nos prevenimos. É muito bom para nossa saúde”, afirmou a aposentada Elenice Souza.
Satisfeito por participar de mais uma campanha de prevenção, que é um trabalho social promovido pelo Hospital Philadélfia, o administrador da instituição, Fábio Lemes comentou que a adesão da população às campanhas tem sido muito positiva.
“O hospital está realizando a campanha há 10 anos. Ao longo dos anos temos trabalhado a conscientização da população sobre a doença renal. No Brasil são mais de 100 mil pacientes tratados, um número alarmante e crescente. Estamos com esta ação distribuindo informativos e fazendo avaliações de glicemia e hipertensão. Além de prevenir a doença viemos aqui para dizer a população que, em caso de necessidade estamos preparados para acompanhar o tratamento”, destacou.
Um dos participantes foi Marcílio Pereira da Silva, de 56 anos. Foi a primeira vez que ele participou da ação.

Durante toda a manhã vários exames foram disponibilizados para as pessoas que compareceram na Praça Tiradentes
“Hoje em dia, é difícil você faltar ao trabalho para ir ao médico e cuidar da saúde. Por isso, ações como essas, promovendo a realização de exames em vários pontos da cidade, e gratuitamente, são ótimas oportunidades para que nós possamos nos conscientizar sobre a nossa saúde”, afirmou.
Segundo Daniel Azevedo coordenador de Biomedicina, e dos cursos de pós graduação na UNIPAC, em Análises Clínicas e Atenção Farmacêutica e Farmacologia, a doença renal crônica é classificada em estágios, de acordo com a evolução. Para se prevenir da doença renal crônica, é importante que pelo menos uma vez por ano, as pessoas façam os exames de prevenção, que detectarão se há ou não alguma alteração renal.
“A doença renal é uma doença silenciosa, doença crônica que pode ser acometida de duas formas. Uma insuficiência renal aguda ou insuficiência renal crônica, que é uma patologia de forma permanente. Normalmente não apresenta sintomas de forma imediata. Também pode acontecer por meio de patologias associadas, como hipertensão e diabetes, que podem contribuir na origem do que chamamos de falência renal”, informou.
Daniel ainda salientou algumas medidas importantes que a população precisa se habituar, para prevenção à doença renal.
“Existem algumas medidas importantes que podem ser realizadas, que é o nosso objetivo na campanha, que é conscientizar a população e trabalhar o aspecto de prevenção. A prevenção pauta na manutenção do peso ideal, realizar exames periódicos, exames de rotina que implica no teste de glicemia, aferição da pressão, e também na hidratação. A ingestão de água é extremamente importante para manter o corpo hidratado e facilitar a função renal”, concluiu.