[vc_row][vc_column][vc_column_text]TEÓFILO OTONI – Dona Chica, admirou-se. “Eu fiquei maravilhada! Que bom seria se todas as crianças da nossa cidade pudessem ter a oportunidade de participar de um curso tão importante como esse”. A admiração da dona Maria Francisca da Silva Dantas, chamada carinhosamente de Dona Chica ou Tia Chica pelas crianças da creche Lar da Criança, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, diz respeito ao curso de Saúde Bucal promovido na instituição pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, em parceria com o Senar Minas.
O curso, ministrado pela instrutora Priscila Santuchi Alcântara teve a participação de 12 pessoas, monitores e professores da creche. Priscila explicou que o objetivo do curso foi habilitar os participantes para que eles atuem de maneira correta na relação com as crianças, orientando, entre outras coisas, sobre a maneira correta na prevenção das doenças bucais.
“Mostramos que manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves”, afirmou a instrutora.
Após o curso, cerca de 100 crianças e adolescentes, entre 7 e 13 anos, participaram de uma Campanha de Saúde Bucal. Durante a campanha, são repassadas informações sobre prevenção de doenças bucais, como cáries, gengivite, câncer de boca, escovação, uso do fio e fita dental, dentre outras.
“Já trabalhei na pediatria de alguns hospitais e por várias vezes vi crianças desenvolverem outros tipos de doenças em razão de uma saúde bucal ruim. Daí a importância de cursos como este”, alerta dona Chica.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, Leonardo Godinho, enalteceu a realização do curso e da campanha na Creche Lar da Criança e destacou: “a cada curso concluído, entendo a importância da parceria entre Senar e Sindicato, pois além dos treinamentos de Formação Profissional que são de suma importância para o meio rural, estes cursos da área de saúde veem para melhorar a vida de participantes que têm menos acesso aos benefícios da saúde pública instalada nas cidades. Por isso, a importância de levarmos ao cidadão rural a possibilidade de aprender e poder replicar estes ensinamentos a todos, principalmente a criança que é o nosso futuro”. (Texto e fotos: Diego Souza – Senar/MG)
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”5″ images=”25703,25704,25705″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]