campanha
Restaurante Irmã Zoé

Campus do IFNMG de Teófilo Otoni é oficialmente inaugurado

Inaugurado01TEÓFILO OTONI – O campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Teófilo Otoni foi inaugurado oficialmente na manhã desta segunda-feira (9), pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. As inaugurações dos campi, que incluem outras 38 unidades de institutos federais, integraram o evento ‘Educação – Avanços e Conquistas’. Na oportunidade, também foram oficialmente inauguradas oito obras realizadas em IFs, entre elas a obra da Biblioteca do IFNMG campus Almenara. Pelo IFNMG, participaram da solenidade na capital federal o reitor, José Ricardo Martins da Silva, e os diretores-gerais dos Campi Teófilo Otoni, Renildo Ismael Félix da Costa, Avançado Janaúba, Fernando Barreto Rodrigues, e Avançado Porteirinha, Tarso Guilherme Macedo Pires.

 

Funcionamento

Apesar de a inauguração oficial só acontecer na última segunda-feira (09), o campus de Teófilo Otoni e os Campi Avançados Janaúba e Porteirinha do IFNMG já estão em pleno funcionamento. Além de serem pólos de cursos técnicos a distância, ofertam cursos técnicos presenciais.

No Campus Teófilo Otoni, os cursos são de Informática para Internet, Administração e Meio Ambiente. O Campus Avançado Janaúba oferta os cursos técnicos em Administração, Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Informática para Internet. Já no Campus Avançado Porteirinha, a oferta é do curso técnico em Informática para Internet.

 

Solenidade de inauguração na capital federal

Em solenidade no Palácio do Planalto na manhã de segunda-feira (9), a presidente da República, Dilma Rousseff, entregou a placa inaugural de 41 novos campi de 21 institutos federais, entre eles três do IFNMG: Campi Teófilo Otoni e Avançado Janaúba e Porteirinha. O evento “Educação – Avanços e Conquistas” contou com a presença expressiva de reitores e diretores das instituições da Rede Federal, como o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, e os diretores Renildo Ismael Félix da Costa (Teófilo Otoni), Fernando Barreto Rodrigues (Janaúba) e Tarso Guilherme Macedo Pires (Porteirinha). Também estiveram presentes parlamentares e representantes de movimentos sociais e de entidades ligadas à educação.

A presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância de democratizar e interiorizar o acesso à educação. “As pessoas de pequenas posses não podiam estudar ou tinham que deixar suas regiões. Tenho muito orgulho de ter criado, até hoje, 249 escolas”, destacou.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, a inauguração dos novos campi é o reconhecimento do avanço da educação profissional no País. “Os institutos federais são de alcance de todos os brasileiros. É uma política educacional que está mudando o Brasil e que vive um processo de expansão, que não é apenas física, mas que transforma vidas, promove a inclusão social e forma trabalhadores de excelência”.

Em seu discurso, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, enfatizou as políticas de acesso, de permanência e de inclusão. “Hoje temos mais de um milhão de matrículas nas instituições da Rede Federal, oferecendo aprendizado de qualidade para que os estudantes possam se inserir no mercado de trabalho”, finalizou.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias