Pessoas com deficiência podem solicitar atendimento especializado. Gestamtes, lactantes e idosos, têm direito a atendimento específico
DA REDAÇÃO – Quem pretende participar do Processo Seletivo (para cursos técnicos) e do Vestibular (para cursos superiores) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem o direito de solicitar tratamento especializado ou específico para fazer as provas. O atendimento especializado será oferecido a pessoas com deficiência. Já o atendimento específico será concedido a gestantes, mulheres que estiverem amamentando e idosos de 60 anos ou mais.
Para solicitar o atendimento diferenciado, o candidato deve indicar essa necessidade no momento da inscrição no Processo Seletivo ou no Vestibular, que, em ambos os casos, segue aberta até o dia 31/10/19. No formulário de inscrição, na internet, o candidato encontrará campos específicos para essa finalidade e deverá marcar se é deficiente, selecionar o tipo de atendimento especializado de que necessita e/ou de necessidade específica que apresenta.
Depois de realizar a inscrição na internet, o candidato deverá imprimir e preencher o “Requerimento de atendimento especializado e/ou específico”, em que poderá detalhar o tipo de tratamento diferenciado de que necessita para fazer a prova. Esse requerimento, que consta como anexo dos editais do Processo Seletivo e do Vestibular (confira links abaixo), deverá ser protocolado no campus do IFNMG para o qual o candidato está concorrendo até 31/10/19, nos dias e horários informados nos editais. No caso de candidato com deficiência, também é necessário levar ao campus para protocolar o parecer emitido por especialista da área da deficiência, expedido até 12 meses antes do término da inscrição.
Os candidatos deficientes poderão solicitar tempo adicional, de até 60 minutos, para realizar a prova. Aqueles que tiverem deficiência visual e necessitarem do uso de reglete, punção, guia de assinatura e sorobã deverão levar esses materiais no dia da prova. Já a candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova poderá solicitar atendimento específico e deverá, obrigatoriamente, levar um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança, só podendo ausentar-se do prédio ao término da prova. O atendimento especializado e/ou específico não inclui atendimento domiciliar.
Para mais saber mais detalhes sobre quem pode solicitar o atendimento diferenciado, a legislação que ampara cada caso e os procedimentos para solicitá-lo, é necessário consultar o edital referente a cada processo de seleção.
No dia 12/11/19, o IFNMG vai publicar o resultado dos pedidos de tratamento especializado e/ou específico feitos pelos candidatos inscritos no Vestibular e no Processo Seletivo.