O movimento do grau virou um fenômeno nesta madrugada de Natal de 2023. Várias cidades registraram atividades dos “grauzeiros”.
Moradores de Caraí enviaram vídeos para o @jornaldiarioteo , capturados de páginas do Instagram destacadas para a prática e entusiastas do grau na cidade do Vale do Jequitinhonha.
Uma internauta reclamou.
“Não acho adequado ficar assim pelas ruas. Parece bando de arruaceiros. Que adrenalina é essa? Tenho um pai idoso em casa que ficava assustado toda vez que eles passavam fazendo essa barulhada na janela. Os estalos parecem pipocos, em ruas estreitas é um fim de mundo. Isso bem de madrugada mesmo. Sem contar que quem garante que vão conseguir de evitar de atropelar alguém, algum animal que passar assustado na frente deles? Nada civilizado isso. Se gostam tinha de ter lugar”, disse uma internauta que pediu sigilo. “A cidade é pequena, não quero problema com esse pessoal”, disse.
O movimento dos “grauzeiros” ficou concentrado no Centro de Caraí, com os motoqueiros partindo em comboio pelas ruas da cidade, empinando, buzinando, encostando as placas das motos até arrancar faíscas nas ruas, e até pilotar em pé nos bancos segurando os guidões. Os relatos informam que haviam muitos adolescentes entre os espectadores e entusiastas.
“Foi uma madrugada pavorosa. Isso sim”, finalizou a internauta.
Por sua vez os praticantes do grau defendem que a prática é um esporte.