Por Ângela Almeida
A equipe de reportagem recebeu denúncias acompanhadas de imagens que mostram carros particulares estacionados em vagas exclusivas para veículos de autoescolas em Teófilo Otoni. A prática tem gerado indignação entre os instrutores e proprietários desses estabelecimentos.
Segundo relatos, a quantidade de vagas destinadas às autoescolas já é insuficiente para atender à demanda de aulas práticas. No entanto, motoristas que não pertencem às instituições têm utilizado os espaços indevidamente, dificultando ainda mais o trabalho dos profissionais.
“São poucas vagas disponíveis e, quando precisamos usá-las, muitas vezes já estão ocupadas por veículos que não têm nenhuma relação com as autoescolas”, desabafa um instrutor que preferiu não se identificar.
Diante da situação, uma proprietária de autoescola procurou a Divisão de Trânsito e Transporte da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, solicitando a criação de mais uma vaga privativa na Rua Mário Campos, nº 14. Em resposta oficial, datada de 15 de abril de 2025, a Prefeitura informou que uma equipe técnica foi ao local e constatou que não há viabilidade para atender ao pedido devido à falta de espaço.
Ainda segundo o documento, já existem duas vagas privativas sinalizadas para a autoescola na via mencionada. As demais vagas da área são de uso exclusivo da permissionária SPE PARK, empresa detentora dos direitos de uso do estacionamento rotativo no município.
A Divisão de Trânsito se colocou à disposição para esclarecer dúvidas, mas o impasse permanece. Enquanto isso, os profissionais das autoescolas seguem enfrentando dificuldades para realizar as aulas práticas com seus alunos.