campanha
Restaurante Irmã Zoé

Carta aberta pede socorro contra o fechamento total do Sesc em Teófilo Otoni

Número de funcionários já teria caído de 120 para cerca de 80. Ao passo que serviços são cancelados (Pousada, Escola), o terreno está sendo preparado para o fechamento de toda a unidade, segundo denunciado em carta aberta entregue ao Jornal DIÁRIO por integrantes da comunidade do Sesc de T. Otoni

 

TEÓFILO OTONI – Um comunicado emitido por pais de alunos do Colégio Sesc, com apoio de professores, funcionários e comunidade envolvida lamenta o fechamento total da unidade do Sesc de Teófilo Otoni. Após o encerramento das atividades da Pousada, o anúncio do fim da escola e de serviços da clínica, chegou ao conhecimento de pessoas envolvidas com o Sesc o anúncio extra-oficial de paralisação geral dos trabalhos na cidade polo do Nordeste Mineiro.

A carta chegou ao jornal por meio de pais e funcionários envolvidos no Sesc, que preferiram não se identificar. Segundo eles, o sucateamento do Sistema S e principalmente disputas políticas não podem levar ao fechamento da unidade em Teófilo Otoni.

Ainda de acordo com a carta aberta que foi colocada para ser divulgada no jornal, o fechamento atingirá a construção de vida de muitos envolvidos com as aulas diversas lá ministradas (música, teatro, arte e outras), visto que muitas famílias compraram equipamentos caros e investiram em seus filhos por meio de atividades ofertadas no Sesc no qual se sobressaíram. “Uma consequência ainda pior: poderá acarretar danos psicológicos imensuráveis às crianças e aos adolescentes que almejam e lutam por um futuro melhor…”.

A fonte ouvida pela reportagem, trabalhador local do Serviço Social do Comércio em Teófilo Otoni, informou que cerca de 40 pessoas foram dispensadas, restando em torno de 80 dos 120 funcionários que teriam começado o ano de 2019. “Em um pensamento mais amplo, serão dezenas de novos desempregados após o fechamento da nossa unidade”, salienta a nota em relação ao impacto financeiro de um possível fim do Sesc na cidade.

 

Box>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

CARTA ABERTA

 

Teófilo Otoni, 26 de setembro de 2019.

 

Pelo SESC e pela cultura de Teófilo Otoni

 

TEÓFILO OTONI – Gostaríamos de comunicar a nossa indignação perante o anúncio do fechamento do SESC Teófilo Otoni. Nós, pais, juntamente com nossos filhos, familiares e moradores da cidade e região, além dos funcionários, estamos desde já sofrendo e sentindo na pele o peso desta lamentável notícia, uma decisão arbitrária, que nos pegou de surpresa. Depois de tantos anos de excelentes trabalhos, conquistas e muitos talentos revelados e formados, é um grande retrocesso para nosso município e seus habitantes. O fechamento dessa unidade causará danos materiais aos pais de dezenas de alunos, que por tantos anos vêm se dedicando arduamente à formação de seus filhos; Muitos deles investiram em instrumentos que, diga-se de passagem, não são baratos. Uma consequência ainda pior: poderá acarretar danos psicológicos imensuráveis às crianças e aos adolescentes que almejam e lutam por um futuro melhor, sonhando seguir a carreira musical como meio sobrevivência. Muito além da questão artística, está em jogo a formação profissional de toda uma geração de uma região tão importante de nosso Estado e, ao mesmo tempo tão carente culturalmente.

É importante também lembrar que os idosos que realizavam diversas atividades na unidade durante a semana, tendo à disposição uma academia repleta de pessoas treinando diariamente, foram igualmente pegos de surpresa sem saber o real motivo desse fechamento, tal como os alunos da escola SESC. Em um pensamento mais amplo, serão dezenas de novos desempregados após o fechamento da nossa unidade. Nossa preocupação também alcança essas pessoas que, ao longo de anos, se dedicaram com tanto zelo e carinho aos nossos filhos.

Não podemos aceitar esse fechamento ou qualquer outra forma de cercear a arte e a formação já em andamento de nossos filhos. Não podemos nos manter passivos diante de tamanha arbitrariedade. Por isso estamos unidos na luta para que o SESC Teófilo Otoni mantenha, não somente as atividades regulares que já oferece, reconhecidas inclusive através de inúmeras repercussões nas mais diversas mídias, eventos e festivais, mas também, pensando muito além, desejamos e nos empenharemos para que, com nosso apoio, sugestões e incentivo, o SESC Teófilo Otoni possa continuar, por muitos anos, a formar novos cidadãos, homens e mulheres de muito valor. Pessoas que não somente orgulhem seus pais, parentes e moradores locais, mas que mostrem a todo o Brasil e quiçá ao exterior a força e a dignidade de terem nascido e estudado nesta grande cidade.

Em conversa com o DIÁRIO, os denunciantes falaram ainda da preocupação de outras praças perderem suas unidades. O Sesc de Almenara, por exemplo, vem sofrendo dos mesmos problemas, tendo a instituição igual força de formação, penetração social e referência na cidade do Vale do Jequitinhonha.

Compartilhe :