MALACACHETA – A Cemig entregou, nesta semana, um novo sistema de iluminação eficiente para o Hospital Municipal Dr. Carlos Marx, em Malacacheta (MG). A entrega faz parte do projeto “Iluminação dos Hospitais”, cujo o objetivo é tornar mais eficiente a iluminação dos hospitais, poupando recursos financeiros e ambientais. Ao todo, foram investidos R$ 16 mil na aquisição de reatores, lâmpadas e luminárias na instituição hospitalar.
O projeto faz parte do programa de Eficiência Energética da Cemig e, só no hospital municipal de Malacacheta, serão substituídos cerca de 500 pontos de iluminação. O mesmo projeto já beneficiou o Hospital e Pronto Socorro Renato Azeredo, em Nanuque.
Eficiência energética
Além do projeto “Iluminação nos Hospitais”, o programa de Eficiência Energética da Cemig investe em iniciativas para beneficiar a saúde pública de Minas Gerais. Só no ano passado, foram investidos R$ 9 milhões na instalação de aquecimento solar e substituição de autoclaves antigas (equipamentos utilizados para esterilização) por aparelhos novos e mais eficientes, em hospitais mineiros. A economia obtida com a redução dos gastos com energia elétrica pode ser revertida em benefícios para a população.
A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e a legislação vigente (Lei 9.991/2000) determinam que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica apliquem, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que combatem o desperdício de energia. A Cemig utiliza esses recursos para beneficiar escolas públicas, consumidores de baixa renda, instituições filantrópicas e conjuntos habitacionais, além da rede hospitalar.