
Teófilo Otoni, Araçuaí e Almenara estão entre as cidades que receberão o suporte da empresa
TEÓFILO OTONI – A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig vai investir, só neste ano, cerca de R$ 49 milhões em ações que previnem falta de energia e reforçam a rede elétrica, como inspeção termográfica, poda de árvore, substituição e instalação de novos equipamentos na rede.
Iniciada esta semana em Governador Valadares, as inspeções termográficas utilizam câmeras de tecnologia infravermelho com capacidade de identificar os “pontos quentes”.
Segundo o engenheiro do sistema elétrico, Madsson Lúcio de Oliveira, “os pontos quentes surgem em função de uma má conexão na rede, e o objetivo é identificar estes locais e corrigi-los antes que causem falta de energia”. Está prevista ainda inspeção na rede de Ipatinga, Teófilo Otoni, João Monlevade, Itabira, Caratinga, Araçuaí e Almenara. Aproximadamente 3 mil km de rede serão vistoriados.

Também para evitar desligamentos, a empresa vai realizar a poda de cerca de 24 mil árvores que estejam em conflito com a rede elétrica, substituir postes e transformadores. Estas ações são importantes para manter o sistema elétrico operando e manter a qualidade da energia distribuída.
A Cemig deve instalar ainda 233 religadores automáticos, dispositivos que ao detectar algum falha no circuito, religa o sistema automaticamente sem a necessidade de uma equipe de eletricistas. O equipamento facilita ainda as manobras operativas quando há falta de energia, diminuindo o tempo da interrupção.