ITAMBACURI – A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e a Prefeitura Municipal de Itambacuri informam que a operação e manutenção da barragem de Poquim passaram, desde o dia 22 de fevereiro de 2018, a serem feitas pela Prefeitura Municipal de Itambacuri. Juntamente com barragem, também foram transferidos o reservatório e os equipamentos de adução para possibilitar a continuidade da captação de água pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE do município.
A Central Geradora Hidrelétrica – CGH Poquim teve sua operação encerrada em julho de 2017, quando teve seu registro revogado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A revogação do registro foi solicitada pela Cemig atendendo às necessidades de uso das águas do rio Poquim para abastecimento público de água da cidade de Itambacuri.
A CGH Poquim entrou em operação em 1950, sendo transferida à Cemig no ano de 1962, contribuindo para abastecimento energético da região ao longo dos seus 67 anos de existência.
A Cemig esclarece ainda que o abastecimento de energia elétrica da região não sofreu ou sofrerá qualquer impacto com a desativação da usina. A Cemig continuará provendo energia elétrica para o Município de Poquim através de seu sistema, composto por subestações, linhas de transmissão e redes de distribuição de energia.