campanha
Restaurante Irmã Zoé

Centro Nacional de Monitoramento alerta para perigo de inundações em T. Otoni

Chuva09Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu comunicado alertando sobre o perigo de inundações nas imediações dos leitos dos rios Todos os Santos e Santo Antônio. A Defesa Civil já cataloga as áreas mais atingidas para fins de monitoramento e prevenção. Telefone de contato da DF é (33) 9.8836-2844

TEÓFILO OTONI – Chuvas seqüenciais desde a última semana vem causando alagamentos em vários bairros da cidade. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), choveu aproximadamente 90 mm neste período, o que já é considerado um volume alto.

Por conta da ininterrupta queda de água, o volume dos rios Todos os Santos e Santo Antônio aumentou, no entanto, não chegaram a transbordar, um alento para os moradores de áreas de risco e da população ribeirinha na zona rural. Por sua vez, a Defesa Civil com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, está catalogando toda a cidade deste a manhã desta quarta-feira (20).

Diversos pontos da cidade foram [ou estão] alagados. Vem chovendo durante dia e noite desde a terça-feira (20). Em alguns momentos ela durou mais de oito horas estendendo-se pela manhã e tarde de ontem, o que foi suficiente para deixar alguns moradores ilhados em suas residências, devido a quantidade de água e lama que tomaram conta das ruas. Entre os bairros mais atingidos, novamente, se destacaram o São Cristovão, Concórdia, Jardim São Paulo, Vila Barreiros (na altura da Vila Jacaré), Olga Correa (nas proximidades da UNIPAC), e Marajoara, onde equipes da Prefeitura iniciaram a limpeza da Avenida Julio Rodrigues. Uma concentração de lama em frente ao hospital Filadélfia estava obstruindo o trânsito. Além das áreas citadas, demais bairros da zona norte e sul também sofreram com a chuva diuturna.

 

Alerta CEMADEN

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), encaminhou um alerta ao município no final da noite da terça, informando sobre os registros realizados nas últimas 24 horas. De acordo com o laudo do órgão, atento sobre o risco moderado de inundação para o município de Teófilo Otoni, relatou que o cenário de risco é caracterizado pela possibilidade de inundação nas áreas de ocupação ao longo dos afluentes do rio Todos os Santos, com atenção especial as áreas indicadas no mapeamento da CPRM (imagem). Ainda segundo o centro de pesquisa, a precipitação acumulada na bacia hidrográfica formada à montante do município, somada à previsão de continuidade da chuva, resulta em possibilidade moderada de inundação/enxurrada.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias