Discussão aconteceu no início desta semana na Câmara Municipal, com a presença de três deputados estaduais, o prefeito de Caravelas (cidade baiana onde desembocava a antiga linha de trem Bahia-Minas e que hoje abriga um porto e um aeroporto de cargas), chefes dos executivos e legislativos dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, além de representantes de multinacionais interessados no projeto
TEÓFILO OTONI – A Comissão Pró-Ferrovia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidida pelo deputado estadual João Leite (PSDB), se reuniu na manhã desta segunda-feira (25), para discutir as possibilidades de implantação de uma linha ferroviária em Teófilo Otoni. Ainda estiveram presentes os deputados estaduais Jean Freire (PT) e Sandro Lúcio (PSL). O prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho (sem partido), prefeitos da região dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, presidentes de Câmaras e vereadores da região marcaram presença. O presidente da Câmara Municipal de T. Otoni, Filipe Costa (PSD) e parlamentares da casa legislativa também prestigiaram o evento. Davi Lopes, representante da Chinawest World Group no Brasil, veio de São Paulo especialmente para o encontro. Segundo ele, a corporação baseada nos Estados Unidos e com ações na China tem interesse na obra.
Possibilidades de implantação
Segundo consta, há três opções de implantação da ferrovia no Nordeste de Minas Gerais, segundo uma empresa do setor que analisa o projeto. O primeiro seria utilizando a linha de ferro da antiga FCA (atual VLi), que liga o Centro-Oeste do país ao Oeste-Leste passando próximo da Serra do Espinhaço. Outra opção seria a partir de Sete Lagoas, no Centro-Oeste de Minas Gerais até Teófilo Otoni, passando ainda por Governador Valadares. A última envolveria a construção de uma “Zona de Tributação Diferenciada”, aproveitando do Decreto nº 1276 de 13/10/1994 / PE do Poder Executivo Federal que criou a ZPE de Teófilo Otoni, implantando um polo industrial na cidade do Mucuri com incentivos fiscais e doação de áreas para a atração, implantação e expansão de empresas, ligando esta à Ferrovia de Integração Oeste-Leste. O objetivo é chegar com as cargas até o Porto de Ilhéus (BA).
Trem de passageiros
Já em relação a possibilidades desta linha servir também para o transporte de passageiros, tudo passaria por um estudo de viabilidade técnica e econômica, o que não seria impossível, de acordo o estudo da empresa que analisa o projeto, visto as potencialidades turísticas das cidades litorâneas do sul da Bahia.
Escoamento da produção já afeta a região
Em sua fala, o prefeito de Caravelas lembrou que a cidade possui um aeroporto de cargas e um porto capazes de atrair escoamento, como vem sendo feito hoje pelo transporte rodoviário no transporte de eucaliptos, por exemplo. Porém, este tipo de condução é custoso e vem inviabilizando a exploração da cultura por grandes empresas, que já sentem o peso de ‘bancar’ a vinda do bioma de cidade do Norte de Minas até o sul baiano.
Uma destas grandes empresas responsáveis pelo recente progresso local é a Suzano, que recentemente fechou as portas dispensando milhares de postos de trabalhos diretos e indiretos, além de vultosos recursos de ICMS que deram um boom em infra-estrutura e serviços em distritos como Posto da Mata (Nova Viçosa) e Itabatã (Mucuri), deixando-os, como no caso do primeiro, maior e mais desenvolvido que a sede urbana.
A Suzano teria saído da região principalmente pela dificuldade de escoamento dos eucaliptos, que hoje já são plantados em cidades próximas a Montes Claros até o porto de Caravelas (com distâncias ultrapassando os 800 quilômetros). O transporte rodoviário de caminhões é custoso e inviabiliza o processo, sendo necessária e urgente a existência de uma estrada de ferro para tanto.
Soma de esforços
O presidente da Câmara Municipal, vereador Filipe Costa, avaliou positivamente o encontro promovido no poder legislativo. Segundo ele, a casa já entrou na luta pela volta da Bahia-Minas (termo usado por algumas vezes no encontro em alusão à antiga estrada de ferro que ligava os dois estados.)
Antes da reunião na Câmara, o prefeito Daniel Sucupira (PT) recebeu a comissão, também se prontificando a mover esforços em prol da implantação de uma ferrovia na região.
O deputado João Leite, saiu satisfeito do encontro. Ele disse que agora vai levar a pauta para a Assembleia, a fim de também provocar o Estado a entrar nesta luta. Tanto ele quanto Jean Freire e Sandro Lúcio falaram em uníssono sobre ser esta uma grande possibilidade de desenvolvimento e fornecimento de progresso técnico e econômico para os [carentes] 03 Vales.
(Fotos: Boy Fotógrafo)