Algumas cidades da região estão reclamando da FMF alta do fornecimento de água por parte da Copanor, empresa responsável por levar água a várias cidades especificamente do Nordeste de Minas Gerais.
Moradores de Bertópolis, Vale do Mucuri, e Marambainha, distrito de Caraí, Vale do Jequitinhonha, procuraram o @jornaldiarioteo para relatar o problema.
Em uma casa em Bertópolis os moradores protestaram.
Protesto de Bertópolis
“Pedimos apoio para nossa cidade de Bertópolis. Já temos mais de 15 dias sem água em alguns locais da cidade. A população está indignada com essa situação, uma falta de respeito que a Copanor vem fazendo. Alguns bairros sem água há mais de 15 dias. Famílias desesperadas com essa situação. Vários idosos, crianças, e pessoas com deficiência sofrendo. Relatos que muitas crianças nem na escola estão podendo ir por que não tem água para tomar banho e nem lavar seus uniformes. Pedimos apoio do Jornal Diario de Térofilo Otoni mais uma vez”.
Protesto vindo de Marambainha
“A Copanor atua na nossa comunidade, mas a mesma está deixando a gente 13 dias sem água. Está pegando a água de um córrego, onde o mesmo cai o esgoto que não é tratado e muito menos a água que está chegando em nossas casas.
O esgoto aqui não tem caída, então estoura nas casas e vai para o rio. Pagamos por algo que não temos. Nossos vídeos já passaram no MGTV de Governador Valadares. Lhes pedimos socorro e clamo por justiça na nossa comunidade. Nos ajude, por favor postem o que anda acontecendo aqui. Não está fácil. Somos uma comunidade pequena esquecida pela Copanor.”
Nota da @copanor
“Em relação a Bertópolis, ontem tivemos uma parada no abastecimento para instalar registros em ponto estratégicos para melhorar a pressão de trabalho nessa região. A medida foi necessária em razão do aumento descontrolado dos moradores da parte mais baixa da cidade. Como a região está com recordes de temperatura, isso tem se agravado, porque aumentou muito o consumo”.
A empresa também citou problemas como o desperdício de água por parte da população, e que “Nossa equipe está trabalhando 24 horas”. Finalizou à reportagem.
Vídeo 👇🏽