campanha
Restaurante Irmã Zoé

Cinesolar promove cultura e sustentabilidade em Teófilo Otoni

cine02TEÓFILO OTONI – O projeto Cinesolar, que exibe filmes de forma gratuita a partir de energia solar, esteve em Teófilo Otoni na sexta-feira (21) e no sábado (22), exibindo filmes na Praça Tiradentes e na Casa do Adolescente. O projeto também promoveu oficinas para jovens na Escola Estadual Alfredo Sá e na Casa do Adolescente. O evento contou com apoio da empresa Seltec Soluções Elétricas e Tecnológicas. A idealizadora do projeto, Cynthia Alario, explicou que a equipe procura levar o cinema de forma sustentável para quem não tem acesso à arte, divulgar a produção nacional e mostrar as vantagens de energias renováveis, como a solar. Segundo ela, a idéia foi inspirada em um programa holandês que funcionava de forma similar.

Cynthia  explicou que o Cinesolar viaja pelo país em uma van equipada com uma placa fotovoltaica, ou seja, que capta energia solar enquanto viaja, e equipamentos que a transformam em energia elétrica para carregar baterias que vão ser usadas nas projeções dos filmes. Eles também levam material para montar uma tela de 200 polegadas em área aberta e equipamento de som, além de cadeiras para o público se acomodar de frente à tela.

A Sices Brasil – parceira da Seltec na comercialização de sistemas de energia solar fotovoltaica (usinas solares que geram energia elétrica) – é a nova patrocinadora solar do projeto

 

cine03Grande diferencial

O grande diferencial dessa iniciativa pioneira no Brasil é que ela utiliza energia solar fotovoltaica para fazer as exibições dos filmes. Desde 2014 na estrada, o cinema sustentável já atingiu um público espectador superior de 40 mil pessoas, em 130 municípios visitados.

Além dos filmes que tratam de temas sobre o meio ambiente e a sociedade, o Cinesolar se preocupa com o conhecimento. A equipe multidisciplinar também promove oficinas de sustentabilidade com foco na conscientização ambiental, além de um laboratório de introdução audiovisual. E, por si só, o Cinesolar é uma verdadeira sala de aula ao ar livre.

O surpreendente é que o projeto pode ocupar qualquer espaço, desde praças a escolas. No interior do furgão, a equipe carrega todos os equipamentos de som e projeção, além de cadeiras para o público e também a tela de cinema.

 

Cinesolar em Teófilo Otoni

O Cinesolar, cinema itinerante que exibe filmes de forma gratuita a partir da energia solar – promoveu uma sessão de curtas-metragens, com temáticas sustentáveis, na sexta-feira (21), às 18h, na praça Tiradentes, no centro de Teófilo Otoni. Às 19h, no mesmo local, foi exibido o filme Colegas.

 

Oficinas na Escola Estadual Alfredo Sá

Também na sexta-feira foi realizada uma oficina na Escola Estadual Alfredo Sá com a participação de 30 alunos daquela unidade escolar, que elaboraram vídeos que foram exibidos à noite na praça Tiradentes durante a sessão de curtas-metragens.

 

Casa do Adolescente

No sábado (22), às 18h, na Casa do Adolescente (Rua Amadeu Onofre, nº 206) ocorreu uma sessão de curtas-metragens e, às 19h. Na ocasião, foi exibido o filme O palhaço. Em ambas as datas a entrada foi franca.

Compartilhe :