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Código de Defesa do Consumidor é tema de Café Empresarial promovido pela ACE

TEÓFILO OTONI– A Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni (ACE) recebeu nesta quarta-feira (12), em seu auditório, o diretor do Procon, Rafael Gusmão, que explanou sobre orientações técnicas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e sua melhor utilização. Ao final, o público composto por lojistas e empresários associados recebeu gratuitamente exemplares do Código de Defesa do Consumidor, além de outros materiais complementares.

Em sua fala, o vice presidente da ACE, Tião da Jhiane representando o presidente Ricardo Bastos no evento, explicou que esta foi uma palestra de conscientização sobre a ferramenta (CDC) que representa um claro sinal de respeito aos consumidores e um compromisso efetivo com a solução de problemas que, consequentemente, melhora da imagem junto aos consumidores.

Comandante do 19º Batalhão, coronel Marcelo Fernandes e o vice presidente da ACE, Tião da Jhiane

“O evento promovido pela ACE foi muito importante, afinal, nós empresários, às vezes podemos ficar um pouco desatualizados com algumas leis, e agora, no caso específico do Código de Defesa do Consumidor, tivemos ótimas explanações do professor Adriano Queiroz, da UNIPAC, e o diretor do Procon, Rafael Gusmão, sobre a mudança das leis e como devemos proceder. Vai errar aquele que não quiser trabalhar de forma correta, pois nós recebemos todas as informações necessárias”, afirmou.

De acordo com o diretor do Procon, Rafael Gusmão, o objetivo foi orientar e esclarecer os empresários sobre as regras e condutas para ter segurança nas vendas de modo a evitar dificuldades com os clientes e multas, os direitos e deveres do consumidor e do comerciante.

“Trata-se de uma Lei Federal que exige que cada estabelecimento contenha de forma obrigatória um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta da população. A ACE se preocupando em entender a legislação promoveu um Café Empresarial para trabalhar a questão do mercado e estreitar os laços com o poder público, por meio do Procon Municipal, que vem enobrecer a Associação Comercial”, destacou.

Para o vice-presidente da ACE, Tião da Jhiane, o comércio vive uma nova dinâmica e o lojista precisa estar em sintonia com as tendências do mercado

Segundo Rafael Gusmão, foi destacada a importância de informar e orientar os clientes de forma clara e objetiva referente aos preços e serviços, a fim de não deixar dúvidas e margens para que haja reclamação sobre seu estabelecimento. Por sinal, Gusmão afirmou que desde a promulgação da Lei Federal, todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços têm a obrigatoriedade de manter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, em local visível e de fácil acesso ao público, preferencialmente ao lado do caixa. O não cumprimento desta disposição implicará em multa no montante de até R$ 1.064,10.

“Na ausência, e constatada essa ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor, a própria Lei estabelece o valor da multa que é de R$ 1.064,10. Ou seja, do ‘buteco’ ao grande empreendimento, não fazendo diferenciação para o tamanho do estabelecimento, se não houver o exemplar, pode colocar na conta um saldo negativo de R$1.064,10. A multa é igual para todos”, finalizou.

 

 

Parte do público que lotou o auditório da ACE
De acordo com o diretor do Procon, Rafael Gusmão, a informação e preparo são os ingredientes que o empresário deve ter para alcançar a satisfação do público-alvo
Café Empresarial promovido pela Associação Comercial e Empresarial (ACE)

(Fotos crédito: Paraíba)

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