Desigualdade Social cresce a cada dia
No Brasil viveu-se a ideia de que a desigualdade social estava sendo erradicada. Durou pouco. Hoje estamos vendo a cada dia uma situação caótica de pobreza extrema. A desigualdade é vista por todos os lados e de todas as formas. Os governos não se preocupam com isto e não priorizam ações governamentais para inibir esse crescimento socialmente desastroso.
Focar na desigualdade não é condenável, é imperativamente necessário. Reduzir a pobreza deve ser meta de governo, mas, principalmente, deve-se focar em reduzir a riqueza astronômica de poucos que acabam controlando quase tudo em detrimento de muitos que não conseguem ter nada.
Não estou falando de igualdade econômica, falo de equilíbrio de rendas. Menos ricos em excessos, menos pobres aos extremos, ou seja, uma balança razoável, equilibrada.
Nosso objetivo deveria ser modificar uma sociedade em que muitos têm muito pouco, enquanto outros têm conforto e, sobretudo, influência demais. Os mais ricos têm, sobretudo, uma séria vantagem, de influência sobre os processos eleitorais. Os efeitos potencialmente antidemocráticos desta vantagem deveriam ser condenados por lei, e é isto que faz com que haja um desequilíbrio enorme no Brasil e produz a cada dia mais pobres – aceleradamente.
Em outras palavras, é necessário perceber que o pobre precisa ter voz e vez em todos os lugares e situações. Os ricos já tem dinheiro, oportunidades e influencias. Os pobres nada têm a não ser o dia e a noite.
Creio que é preciso uma mudança de comportamento dos governos. Os Chefes de Executivos sejam prefeitos, governadores e presidentes deveriam entender que é preciso focar em politicas publicas voltadas para os mais pobres, não somente em doações, porem, em investimentos em conhecimento, tecnologias e aberturas de oportunidades nas periferias para que o acesso seja possível sem interferência dos mais endinheirados.
Dr. Joao Domingos é advogado, escritor, pós-graduado em Direito Administrativo, Ambiental, Docência do Ensino Superior e vereador na cidade de Ladainha