campanha
Restaurante Irmã Zoé

COLUNA DO DR. JOÃO DOMINGOS

Continua o descaso da COPANOR em Ladainha

Moradores de Ladainha continuam revoltados com a Copanor e têm toda razão. Há tempos venho denunciando a Copanor, no rádio, nos jornais, inclusive no Ministério Público e a Copanor continua prestando um serviço de quinto mundo em Ladainha. A população se revolta com a falta de manutenção no sistema de rede de esgoto local, também se revolta com a falta constante de água e, principalmente, com os valores das contas de água e taxa de esgoto. O descaso é total, o mau cheiro da rede de esgoto incomoda o tempo todo e constantemente as redes de água quebram e o asfalto precisa ser cortado para consertar as redes. A Copanor não fez barragem para captação de água para prevenir no período de seca e todos os anos a dificuldade é a mesma. Não tem água suficiente e, a água que chega é barrenta e cara.

Um descaso total. Desde 2012 venho nessa luta contra os desmandos dessa empresa. A culpa não é dos funcionários. Falta é investimento da Copanor. As ligações aumentaram na cidade de Ladainha e a Copanor não investiu.

O município precisa compreender que se a Copanor trabalha com poucos funcionários e presta um péssimo serviço desses é possível municipalizar o serviço da Copanor e voltar nos tempos do bom atendimento mesmo com poucos recursos.  A Copanor já cometeu todo o tipo de infração e já deu razões para quebra de contrato de todas as formas possíveis. O contrato já está mais quebrado que arroz de terceira. Se quiser pode-se municipalizar e assumir o serviço, pois, do jeito que está a prefeitura faz melhor. O que falta é melhoria na operacionalização da Copanor. A Copanor como proposta de saneamento básico foi importante para Ladainha, porém, como captadora, distribuidora de água e tratamento de esgoto é uma negação absoluta.

Tentamos duas CPI. A primeira, o Poder Executivo de Ladainha determinou o voto contrário à CPI. Na segunda CPI, outra vez o Poder Executivo determinou aos vereadores o voto contrario à CPI. Porém, dessa vez o povo invadiu o plenário da Câmara Municipal e aos gritos obrigou os vereadores a mudarem o voto de contrário para favorável. A CPI foi

aprovada. A partir de fevereiro de 2018 entra em campo para investigar as mazelas da Copanor em Ladainha. Porém, a Copanor em nada mudou, continua o mesmo descaso e a água continua com qualidade ruim e colorida – amarela ao extremo.

Em 17/10/2014 enviei ao Poder Executivo de Ladainha oficio dizendo que já era hora do Município tomar as rédeas do serviço de água e esgoto em Ladainha. Mais não fui ouvido. Fizemos audiência pública em 2012 com a presença de diretores da Copanor e Copasa. Muitas promessas, nenhuma realizada. E a Copanor continuou fazendo de Ladainha o que quis. A CPI vai investigar, mas é um processo demorado. O que o prefeito pode fazer é usar o poder que a população lhe outorgou nas urnas e encampar o serviço para que o próprio município faça a prestação direta e com qualidade até que se encontre uma Empresa idônea para dar continuidade no serviço de água e esgoto de Ladainha. A desculpa do Poder Executivo é que tem valores altos a pagar. Esquece, no entanto, que esses valores têm que ser periciados para não haver enriquecimento ilícito da operadora que sai e o desenrolar da operação deve ser judicial com parcelamento a perder de vista. Portanto, usa-se a desculpa de que não se encampa porque tem valores altos a pagar. O que ocorre é que está faltando coragem para tomar decisões grandes em prol da população.

O Córrego Poaia que também tem o serviço da Copanor já vai para mais de 30 dias sem água. Totalmente sem água. A população continua reclamando de falta de água. E de água com qualidade ruim. Isso vai continuar acontecendo. O Prefeito, no mês de novembro de 2017, mandou um documento para a Câmara dizendo que em 15 dias tinha respostas para a população de Ladainha e que resolveria o problema de uma vez. Esse prazo venceu em 02/12/2017. E nada aconteceu. Aparentemente a promessa daquele dia era apenas no sentido de não permitir que a CPI fosse aprovada.

Abaixo a Copanor. Municipalização já. Sou a favor da encampação dos serviços da Copanor pelo município para ficarmos livres de vez da Copanor. Coragem Ladainha.

 

Dr. Joao Domingos é advogado, escritor, pós-graduado em Direito Administrativo, Ambiental, Docência do Ensino Superior e vereador na cidade de Ladainha

Compartilhe :