campanha
Restaurante Irmã Zoé

Com atuação decisiva do deputado Neilando Pimenta, Teófilo Otoni e demais cidades do Mucuri terão mais quantidade de vacinas contra febre amarela

 Neilando 1Desde o início desta semana, o deputado estadual Neilando Pimenta (PP) tem tomado providências

TEÓFILO OTONI – Junto aos Governos Estadual e Federal para ajudar na prevenção e controle do surto de febre amarela que assola Teófilo Otoni e cidades do Mucuri. Em reuniões na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nas Secretarias de Estado de Governo e de Saúde, ficou acertado que não faltarão vacinas para a população, tratamentos hospitalares, quando necessário, e combate ao mosquito transmissor da doença, através do uso de carros fumacê. Essas ações serão pontuais e garantirão tranqüilidade à população, muito assustada com o número de pessoas infectadas e com os casos de óbito.

Até a manhã de hoje, cento e sessenta mil doses da vacina já haviam chegado à Superintendência Regional de Saúde em Teófilo Otoni e estão sendo distribuídas para os municípios onde foram notificados mais casos da doença e que estão em estado de alerta, sobretudo Teófilo Otoni, Pote, Malacaheta, Ladainha, Frei Gaspar, Itambacuri, Setubinha.

Ele também fez intervenções junto ao Ministério da Saúde, em Brasília. Hoje, a Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações daquele órgão assegurou ao deputado Neilando Pimenta que o Ministério irá liberar mais 450 mil doses da vacina para a Secretaria de Estado de Saúde, garantindo a reposição do estoque. Além disso, oito técnicos altamente qualificados do MS, especialistas em vigilância epidemiológica e em questões ambiental e de vetores estão atuando em toda a região para organizarem o fluxo de  assistência às vítimas e pesquisarem a mortandade de macacos, a origem do vírus e a concentração dele nas cidades mais afetadas.

Para Neilando Pimenta, a situação é grave e demanda todos os esforços das autoridades para devido controle do surto e assistência às vitimas. “Até agora, somente no Mucuri, foram notificados 57 casos da doença. Quatro mortes já foram confirmadas por exames laboratoriais, feitos em Belo Horizonte, nas cidades de Malacacheta, Ladainha, Itambacuri e Frei Gaspar. Outros 23 casos de óbito estão sendo analisados para confirmação da febre amarela. “Já sofríamos com a dengue, zica e chikungunya. Agora, no início do verão, somos pegos de surpresa com a febre amarela. Isso é assustador, estamos todos temerosos. Porém, está garantido pelo Governo de Minas que não faltarão vacinas para todos”, disse ele. Nos próximos dias, o Governador Fernando Pimentel deverá  publicar um Decreto Estadual que declara “situação de emergência em saúde pública regional” e   prevê medidas administrativas para contenção do surto da febre amarela. O deputado Neilando obteve a informação de que deverão ser liberados recursos financeiros para ajudar as prefeituras dos municípios mais atingidos a combater a febre amarela e oferecer assistência digna à população.

“Estamos sensibilizados com a saúde dos pacientes e, sobretudo, com os familiares daqueles que, infelizmente, faleceram. A vacina chegará para todas as pessoas que necessitem, sobretudo das cidades que estão enfrentando o surto da febre amarela, não importa se são moradores da zona urbana ou da zona rural: todos  têm direito e é dever das autoridades ofertá-la”, afirma Neilando Pimenta.

A superintendente regional de Saúde em Teófilo Otoni, Márcia Ottoni, e toda sua equipe, trabalha arduamente para que todos os municípios com foco de febre amarela recebam a quantidade de vacinas necessária para imunizar a população. “Toda a carga que recebemos na SRS é imediatamente distribuída para Teófilo Otoni e cidades do Mucuri que estão em estado de alerta”, afirma Márcia. O deputado Neilando Pimenta já fez intervenções junto à Secretaria de Estado de Saúde para liberação de serviços e equipamentos para a criação de novos leitos de CTI nos hospitais de Teófilo Otoni, a fim de assegurar que os pacientes mais graves recebam atendimento imediato e próximo da cidade de origem.

Compartilhe :