TEÓFILO OTONI – Em comemoração ao Dia do Pessoal da Reserva e Reformados da PMMG, a União dos Militares de Minas Gerais, realizou na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, a outorga da Medalha Coronel Fulgêncio de Souza Santos.
Para o ano de 2015 a Comissão de Medalhas indicou o comandante da 15ª Região de Polícia Militar, coronel Aroldo Pinheiro de Araújo, para o agraciamento com a Medalha Coronel Fulgêncio de Souza Santos, no grau prata. A outorga da medalha demonstra a aprovação dos inativos da Polícia Militar pelo trabalho desenvolvido na região pelo coronel Pinheiro, que vem sendo acompanhado pela entidade na capital.
Histórico da Medalha
A Medalha de Mérito Coronel Fulgêncio de Souza Santos foi instituída através do Decreto 24.973, de 26set85, e destina-se a agraciar participantes da Revolução de 1932, bem como, personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares de Minas Gerais.

Coronel José Antônio Ribeiro, coronel Pinheiro (centro) e o coronel Zeder Gonçalves do Patrocínio (Chanceler da Medalha)
Patrono
Deflagrada a Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho, o Coronel Fulgêncio partiu para o sul de Minas, no comando do 7º Batalhão, para combater os revoltosos. Nesse combate fratricida, sob o frio intenso da Serra da Mantiqueira e o fogo incessante das armas, tombou o grande líder, heroicamente, à frente da sua tropa, atingido por uma bala de fuzil, no dia 30 de julho. Relembrando a Epopéia Mineira da Construção da República Brasileira, e perpetuando a lembrança dos Heróis Mineiros da Revolução de 1932, anualmente, a União dos Militares de Minas Gerais (UMMG), condecora personalidades nos termos do decreto 24.973, em 03/06, dia consagrado ao pessoal da reserva e reformados da Polícia Militar.
Durante a solenidade o coronel Pinheiro esteve com os presidentes do Centro Social de Cabos e Soldados (CSCS) e Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (ASPRA).