[vc_row][vc_column][vc_column_text]TEÓFILO OTONI – Uma comitiva de vereadores da cidade, composta por Northon Neiva (MDB), Dedeu Baterias (PSD), Gabriel Gusmão (Avante), Filipe Costa (PSD), Paulo Marreco (PSB) e o procurador jurídico da Câmara Municipal, Ricardo Coimbra, visitou as dependências da Pousada Piauí, que serve de ponto de descanso, alimentação e referência para os pacientes de Teófilo Otoni do TFD (Tratamento Fora do Domicílio) que precisam realizar procedimentos médicos em Belo Horizonte. Situada na capital, a pousada pertence a Eduardo Tertuliano, ex-secretário de Saúde do município. A visita aconteceu após diversas denúncias dos usuários, que chegaram a fazer um abaixo assinado com mais de 200 assinaturas, denunciando as condições do local e a existência de maus tratos por parte dos funcionários no atendimento aos pacientes.
A comissão parlamentar é independente, não integra a Comissão de Saúde do quadro de comissões especiais da Câmara Municipal.
Denúncias
Segundo um dos usuários, Rondislei Ferreira Passos, são várias as situações constrangedoras. “São dois salões para o pessoal dormir. A pousada abriga pacientes de Teófilo Otoni e região. Um para homens e outro para mulheres. Além de não existir privacidade é complicado dormir com nossos pertences tranquilamente em meio a tanta gente e o entra e sai constante de pessoas. Não há um local adequado para guardarmos com segurança nossos objetos pessoais. Se vou ao banheiro levo tudo de valor comigo. Para o café da manhã temos que pegar uma fila grande, com direito a um pão com manteiga e café com leite. Quem toma remédio mais forte e precisa se alimentar melhor tem de pegar a fila duas vezes, correndo o risco de não receber outro pão. Já vi muitos casos de pessoas insistirem para ganhar outro [pão] e não receber. O local é longe dos hospitais, e muitas vezes temos de pegar táxi, o que torna tudo muito caro para a gente”, relatou Rondislei, morador do bairro Taquara e que mensalmente precisa fazer uma raspagem nos pés em um hospital de Belo Horizonte.
Na visita, os vereadores foram recebidos por Eduardo Tertuliano. Ele informou aos parlamentares teófilo-otonenses sobre o dia a dia do local. Eduardo disse ainda que toda a instalação e prestação de serviços servem critérios observados e aprovados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni.
Ainda segundo alguns dos denunciantes, a pousada que prestava o serviço antes da Piauí tinha maior organização em relação aos temas criticados.
Reunião legislativa
O assunto da visita foi pauta da 1ª Reunião Ordinária do mês de junho da Câmara Municipal. Na ocasião, o primeiro secretário da casa, vereador Gabriel Gusmão, apresentou o parecer técnico da comitiva em relação a vistoria realizada na Pousada Piauí. Slides com imagens da visita foram transmitidas ao público presente na sessão legislativa.
Parecer técnico
Apesar das reclamações, o parecer técnico dos vereadores – que contou com depoimentos positivos dos pacientes que estavam no local no dia da visita parlamentar – apontou como subjetiva as reclamações: sabor da comida, banheiros pequenos, distância dos hospitais, e que tais ponderações não afrontam o contrato de prestação de serviço entre a pousada e a Prefeitura de Teófilo Otoni. Porém, sugeriram aos gestores ouvir as críticas e encontrar um meio de saná-las. E, apesar de entender como satisfatório os serviços prestados pela Pousada Piauí, elogiando, inclusive, a higiene, a conservação e a estrutura do espaço, a comitiva fez algumas ressalvas, como a disponibilização de rampas ou elevadores de acessibilidade em todos os andares do prédio (e não apenas na entrada e em outros pontos do imóvel), e a formação, por parte do Executivo teófilo-otonense, de uma comissão tripartite, composta por integrantes do legislativo, prefeitura e pacientes a fim de anotar e apurar as reclamações dos usuários.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”5″ images=”25552,25553,25554,25555,25556″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]