TEÓFILO OTONI – Foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), no Clube de Maturidade, com sede no Bairro Castro Pires, a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro teve por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
O tema da conferência foi “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, abordado pelo palestrante Jaime Rabelo Adriano, superintendente da Secretaria de Estado – SEDESE. O evento contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Verdiana Aparecida Braz da Silva, representantes da sociedade civil, de entidades e organizações de assistência social, que foram recepcionados pela secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Eliana Amaral. Ao final dos trabalhos, houve a apresentação dos grupos, debate, plenária e votação dos delegados.
Dentre os subtemas abordados pelos grupos temáticos, destaque para ‘O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS’.
“O objetivo foi identificar os desafios da implementação do SUAS, cobertura de atendimento e cofinanciamento, além de identificar como o SUAS está na agenda política do município, Estado, e o nível de atendimento dos prefeitos, vereadores, governadores deputados como política pública e nível de prioridade/responsabilidade”, afirmou a secretária municipal Eliana Amaral.
(Fotos crédito: Paraíba)

O palestrante Jaime Rabelo Adriano, representante da SEDESE, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Verdiana Braz

A presidente do Conselho de Assistência Social, Verdiana Braz, a presidente da ADEFITO, Tatiane Nogueira Sant’Anna e a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Amaral