TEÓFILO OTONI – Na tarde desta quinta-feira (14), na sala de reuniões do Caic, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do secretário Jonas Boaventura, reuniu os membros do Conselho Municipal de Turismo para discutir o regimento interno do COMTUR. O presente documento disciplina o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo e o controle do Fundo Municipal de Turismo de Teófilo Otoni.
O Conselho Municipal de Turismo, criado como órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, possui caráter deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, responsável pela conjunção de esforços entre o poder público e a sociedade civil.
Segundo Jonas Boaventura, as competências dos membros são variadas. Compete aos membros do COMTUR: I. Levantar ou relatar assuntos de interesse do Turismo para a cidade de Teófilo Otoni; II. Opinar sobre assuntos referentes ao desenvolvimento do Turismo na cidade de Teófilo Otoni; III. Votar nas decisões do COMTUR; IV. Constituir as Comissões de Trabalho, podendo contar com assessoramento técnico especializado, observando-se a legislação vigente.
Para o secretário, a atividade turística local ainda não teve um planejamento adequado e vem se desenvolvendo precária e desordenadamente, sem a efetiva participação dos atores envolvidos. Ainda de acordo com Jonas, até então, não havia uma política de ordenamento turístico instituída, que servisse de base para o planejamento da atividade no Município.
“O Brasil vem se posicionando como um destino de negócios. No que se refere à realização de eventos, a profissionalização do setor e as opções de lazer relacionadas à diversidade dos recursos naturais e culturais são alguns dos fatores para o crescimento do segmento. Teófilo Otoni faz parte do mapa de desenvolvimento do Brasil no quesito turismo”, destacou Boaventura.