campanha
Restaurante Irmã Zoé

Cooperativa Frutos da Terra elege conselho fiscal e define diretrizes em Assembleia

TEÓFILO OTONI – A Cooperativa dos Agricultores Familiares Frutos da Terra, realizou no dia 24 de julho deste ano, Assembleia Geral Extraordinária, para eleição do Conselho Fiscal e definição de diretrizes estratégicas para o segundo semestre de 2018. Com a presença de cooperados e cooperadas e seus familiares, dos parceiros, Emater, Secretaria de Agropecuária de Teófilo Otoni e do STR, os cooperados exercitaram seu poder de dono e usuários dos serviços da cooperativa.

Conselheiros fiscais eleitos, Fernando, Waldeir, Salomão, Delson, Joede e Lauriano

Em observância da lei 5.764/71, do estatuto social e da legislação em vigor foram definidas linhas de atuação e organizadas em 06 áreas: 1) relação com os cooperados; 2) relação com mercados; 3) organização administrativa e financeira; 4) Logística; 5) Assistência Técnica e 6) organização da produção. Estas diretrizes nortearam a ação da Cooperativa no segundo semestre.

Na Assembléia, presidida pelo presidente Jaime Alves Ferreira foi constituída comissão eleitoral de cooperados sendo:  João Ribeiro de Souza Filho, Renato Rodrigues Pereira e Roberto Carlos Laure. A Comissão apurou os resultados e foram eleitos os seguintes cooperados para o cargo de Conselheiro Fiscal. Fernando Hernesto Hirle, Joede Alves Ferreira, Lauriano Ribeiro de Souza, Salomão Reis, Waldeira Rosa de Jesus Pereira e Delson Schultz.

O diretor financeiro Mayke Hirle passou o informe sobre o saldo de comercialização dos cooperados.

Cooperativa: fortalecimento do homem no campo

A Cooperativa dos Agricultores Familiares Frutos da Terra, fundada em 2013 é resultado da experiência da Associação Frutos da Terra. Na atualidade participa da execução da política pública PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) atendendo escolas da rede pública do estado e do município de Teófilo Otoni, além de contribuir no abastecimento de supermercados local com produtos hortiftutis.

Cooperados durante eleição que definiu o conselho fiscal e as diretrizes estratégicas para o segundo semestre de 2018

As ações da FRUTOS DA TERRA, se inserem no contexto da Agricultura Familiar. A Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira, é o que realmente chega à nossa mesa. É constituída de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais, assentamentos da reforma agrária e entre seus principais produtos estão: a produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças. A Instrução Normativa nº 01/2009 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) define em seu artigo 1º, Agricultor Familiar, como sendo um empreendedor familiar rural, aquele que pratica atividades no meio rural e respeitando critérios definidos pela normativa.

Levantamento realizado pela Frutos da Terra no âmbito de sua área de ação e de seus cooperados, mostrou que pelo menos 70.000 kg de produção de hortifrúti são comercializados por semana no mercado local, o que gira em pelo menos R$ 310.000,00 por semana dinamizando a economia, produzindo impacto sobre uma das principais fragilidades no Vale do Mucuri.

 

Compartilhe :