TEÓFILO OTONI – A Academia de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri promoveram uma sessão solene em comemoração aos 160 anos de inauguração da Estrada de Rodagem Santa Clara – Philadelphia. Na oportunidade, foi promovida a celebração do centenário de nascimento do professor Fábio Antônio da Silva Pereira – precursor do ensino superior no Vale do Mucuri, com outorga de Medalha Comemorativa a diversas personalidades. Destaque para membros da direção e coordenação do Sind-UTE Teófilo Otoni – educadores que marcaram história na educação local e estruturação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, entre eles, Zailde Figueiredo, Abraão Scopel, entre outras personalidades agraciadas durante a solenidade.
Em sua fala, Zailde Figueiredo coordenadora e uma das figuras centrais de formação do SindUTE, em Teófilo Otoni, destacou a importância e reconhecimento da homenagem prestada ao sindicato, que desde o início dos trabalhos, sempre zelou pelo papel educacional.
“Foi um sentimento de gratidão e reconhecimento da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. Lembrando que desde o ano de 1979 quando o SindUTE começou, era apenas UTE, eu estava com a Maria José Haueisen na sala de catequese da Catedral traçando metas para encaminhamento de metas das atividades para o SindUTE que nascia em 1979. Desde esse tempo eu caminho junto do SindUTE, e continuo na luta com um prazer imenso de fazer parte. Reconheceram esse trabalho e eu agradeço muito”, destacou.
Por fim, Zailde Figueiredo afirmou que o SindUTE segue firme com o trabalho profícuo de seus coordenadores e membros.
“Temos participação presente e constante em todas as atividades do SindUTE em nível estadual, onde temos reuniões, assembléias e atividades na capital, participando ativamente. Teófilo Otoni e região está sempre presente e isso é muito gratificante, pois percebemos a alegria nos olhos das pessoas quando participam de algum encontro de formação, o tanto que apreendem e são valorizados. Então, isso para nós é muito gratificante”, finalizou Zailde.