campanha
Restaurante Irmã Zoé

Copasa celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com ação entre estudantes

Cerca de 200 estudantes visitaram o Centro de Educação Ambiental, às margens da barragem do Rio Todos os Santos em celebração da data

 

TEÓFILO OTONI – O Centro de Educação Ambiental da Copasa (CEAM) da cidade, foi palco de inúmeras atividades voltadas para os cuidados com a natureza, durante a semana em que foi celebrado o 5 de junho – Dia do Mundial do Meio Ambiente.

Do dia três ao dia sete de junho, cerca de 200 estudantes das Escolas Estaduais Pastor Hollerbach; de Liberdade, Cabeceira de São Pedro, Tristão da Cunha e do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), com idade de 9 e 10 anos, participaram de palestras, apresentações musicais e teatrais e visitaram a barragem do Rio Todos os Santos.

A aluna Carolina Silva, estudante do quarto ano da escola Pastor Holerbach, se surpreendeu com o que viu no local. “Eu não imaginava o tamanho da barragem e nem a diversidade das árvores e dos animais existentes. E, mais importante ainda, foi aprender sobre o que a água representa para nós” comentou.

Para o encarregado do Setor de Ação Socioambiental da Copasa, José Borges, as atividades que foram desenvolvidas com essas crianças, durante esta semana, foi uma excelente oportunidade para disseminar as informações para fomentar o conhecimento sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Receber os estudantes nesse espaço e mostrar o nosso trabalho aqui é contribuir para a perpetuação do pensamento ecológico e de atitudes ambientalmente responsáveis”, destacou.

 

Dinâmica

 

Na primeira parte da visita, os estudantes assistiram, no auditório, a palestra ministrada pelo professor de Biologia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) de Teófilo Otoni, Alexandre Petrusk, a palestra sobre a importância do meio ambiente na vida das pessoas.

Na sequência, no anfiteatro, os alunos assistiram às apresentações teatrais e musicais voltadas para a preservação ambientais, pelo grupo In Cena.

As atividades se encerraram com uma caminhada na trilha, saindo do CEAM até a barragem do Rio Todos os Santos. Pelo caminho, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas espécies de plantas nativas e frutíferas e a fauna local.

 

Barragem do Rio Todos os Santos

 

Construída pela Copasa para solucionar a crise hídrica da cidade, em 2012, a barragem Aécio Ferreira Cunha, mais conhecida como a do Rio Todos os Santos, tem papel fundamental no abastecimento de água de Teófilo Otoni. Além disso, proporcionou um grande ganho ambiental para a região ao viabilizar a recuperação de uma das mais importantes bacias hidrográficas do Vale do Mucuri.

Compartilhe :