campanha
Restaurante Irmã Zoé

Copasa confirma compromisso com o meio ambiente no Vale do Mucuri

Empresa, comunidades e poder público de Nanuque e de Ouro Verde de Minas assinam Pacto das Águas

 

OURO VERDE DE MINAS – Os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia), o poder público de Nanuque e Ouro Verde de Minas, as instituições locais e a sociedade civil, formalizaram publicamente, nos dias 10 e 16 de maio, respectivamente, o compromisso para preservação e proteção das microbacias do rio Mucuri e córregos São Roque e Queixada, mananciais utilizados para o abastecimento público dessas cidades.

Em Nanuque, foram realizadas apresentações musicais pelo cantor João do Samba, paródias pelos estudantes da Escola Estadual Pastor Paulo Nobre e danças artísticas pelo grupo Ânsias da Liberdade.

Em Ouro Verde de Minas, o evento aconteceu na Escola Estadual Luso de Araújo, com apresentação de canto e dança do grupo quilombola Santa Cruz. Além dessas atrações, os participantes realizaram um abraço coletivo, como demonstração de cuidado com o meio ambiente.

Para Adriana França, Analista Ambiental da Copasa, estar presente nos eventos foi muito importante para perceber como as comunidades locais estão engajadas na defesa dos mananciais. “Além das instituições parceiras, os produtores rurais e os estudantes se mostraram bastante envolvidos. É justamente sobre esse público que repousam grande parte dos nossos sonhos, para a transformação da realidade das nossas microbacias”, comentou a analista.

O encarregado do Setor de Atuação Socioambiental da Copasa, Gentil Ferraz, informou que mais de quatrocentas pessoas participaram dos eventos nas duas cidades. “Acredito que as comunidades que participaram ficaram satisfeitas. E isso é extremamente gratificante”, enfatizou.

Maria Aparecida Ribeiro, moradora e produtora rural de Ouro Verde de Minas, comemora a assinatura do Pacto das Águas para o meio ambiente local. “Eu fico feliz porque a gente está vendo que, mesmo se tratando de um lugar bem pequeno, a Copasa está tendo atenção conosco. Essas ações são muito importantes, tem que cuidar das nascentes sim”, destaca.

As solenidades de assinatura do Pacto das Águas, documento que faz parte das ações do Programa Pró Mananciais, contou, nas duas cidades, com a presença de representantes da Copasa, da Policia Militar do Meio Ambiente, da EMATER e de lideranças municipais e religiosas.

 

Compartilhe :